domingo, 30 de janeiro de 2011

Foi eficaz o trabalho do fim-de-semana passado

   A semana que passou foi de chuva, vento e frio aqui na região de Setúbal, mas hoje o dia apresentou-se com o céu limpo e sem vento. Por volta do meio-dia, aqueceu o suficiente para se poder abrir algumas colmeias e núcleos, afim de avaliar se o trabalho que foi feito a semana passada está a surtir efeito. Comecei por abrir um núcleo com 5 quadros. Vi que tinham reservas de mel e não vi nenhuma varroa no quadro que inspeccionei. Pareceu-me tudo normal. Voltei a colocar  a contra-tampa e passei para o seguinte.

Núcleo que trouxe de Vendas Nodas
ainda com a esponja na entrada


Quadro do núcleo com abelhas e mel
(reservas)

No núcleo seguinte, um núcleo com 4 quadros a surpresa foi maior. Este núcleo tinha recebido um quadro com mel no passado dia 15 de aneiro.

Núcleo de 4 quadros ainda
com esponja na entrada depois
do tranporte
Quadro com criação operculada
e abelhas

Quadro com abelhas e criação
operculada
Como se pode ver o núcleo já apresenta criação operculada e por sinal bastante homógenea, sem falhas, denotando uma rainha jovem e vigorosa. Nos alvéolos à volta da criação existem ovos e larvas. Nos alvéolos um pouco mais afastados nectar e polen.
   Não esperava que este núcleo já tivesse criação tão avançada mas esperava ver polen e nectar. Foi por isso que trouxe estes enxames mais fracos para a zona de Setúbal. O hospital está a funcionar.




Os outros núcleos e colmeias que trouxe, um pouco mais fortes que estes dois núcleos, encontram bastante bem. Por certo vão safar-se.

   Ao inspeccionar outras colmeias deparei com um núcleo de 7 quadros em que o tratamento contra a varroa não foi eficaz. Este núcleo está avançado e nesta altura já tem 5 quadros lusitanos cheios de criação. Quanto a mim este facto só vem provar que o tratamento contra a varroa deve ocorrer quando a criação é minima. Só assim o tratamento, penso que com qualquer produto, é eficaz. Quando se faz a cura com muita criação operculada ficam sempre varroas vivas dentro dos alvéolos operculados. Neste caso é preciso voltar a curar a colmeia. Foi o que fiz hoje e possivelmente vou ter de voltar a fazê-lo mais duas ou três vezes. Trabalho para outros fins-de-semana.

Obrigado por consultar o meu blog.


  

Sem comentários:

Enviar um comentário