domingo, 23 de janeiro de 2011

Apiário Hospital

   No livro "Tratado prático de apicultura" do Sr. Joaquim Fernandinho, a páginas tantas o autor fala sobre a necessidade de em cada apiário haver uma colmeia hospital. Essa colmeia, segundo o autor, tem a função de socorrer outras, que por qualquer razão se encontram mais fracas; deverá fornecer reservas a colmeias que tenham falta de alimento e fornecer quadros com criação ou mesmo abelhas para ajudar a aumentar o efetivo de abelhas no enxame.
   A minha experiência na apicultura diz-me que em certos anos ter uma colmeia hospital não é suficiente, é preciso ter um apiário a servir de hospital. É o que me está a acontecer este ano.
   O ano passado foi um ano de muitos enxames, pequenos e alguns bem tardios. Como houve muita flor quase todos vigaram mas não tiveram tempo para puxar cera em mais de 5 a 6 quadros. Chegados a esta altura e como tem chuvido bastante estão a ficar sem reservas.
   Na zona de Vendas Novas, que dista cerca de 50km de Setúbal, o Inverno é bem mais rigoroso que aqui em Setúbal. Em especial durante a noite as teperaturas descem bem mais que aqui junto da cidade e do mar. Hoje por exemplo cerca das 6:30 da manhã em Setúbal, o termómetro marcava 8ºC e em Vendas Novas junto ao apiário ás 7:30 marcava 2ºC.
   No fim de semana passdo quando visitei o apiário de Vendas Novas, apercebi-me que tinha de alimentar rapidamente alguns exames  pequenos (núcleos) sobe pena de os perder. Com as temperaturas a descer e conhecendo eu o rigor do Inverno na zona de Vendas Novas relativamente a Setúbal, optei por não alimentar as colmeias mais fracas mas sim trazê-las para o apiário de Setúbal. Neste apiário não só tenho colmeias com reservas para socorrer os enxames que trouxe, como estes vão beneficiar de temperaturas mais amenas e de maior abundância de flores nesta altura do ano. É o meu apiário hospital.
   Manhã bem cedo lá fui eu buscar ao apiário de Vendas Novas 6 colmeias para o apíário de Setúbal. As colmeias a movimentar já tinham sido previamente identificadas; hoje foi só tapar-lhes a entrada com esponja e fixar com elásticos a contra-tampa o ninho e o estrado. 

Colmeia com entrada tapada com esponja
Núcleo com entrada tapada com esponja

 Por questões de segurança durante o transporte, nas colmeias em que tenho receio de haver deslocação entre o ninho e o estrado ou a contra-tampa fixo tudo com elásticos.
Colmeia com elásticos a segurar o ninho, a contra-tampa e o estrado
Aqui a colmeia 23 já se encontra no novo apiário em Setúbal. Quando instalo as colmeias num novo apiário
abro apenas uma pequena parte da entrada para que as abelhas notem que há qualquer coisa diferente, fazendo com que inspeccionem melhor o local onde se encontram evitando assim extravio de abelhas.

Nas próximas semanas vou avaliar se este trabalho ainda foi a tempo de salvar 6 enxames que por certo mesmo a dar-lhe quadros com mel de outras colmeias não seria suficiente para as safar. 

No regresso a Setúbal ainda deu para ver que os sagueiros já estão a começar a florir. É mais um prenúncio de que a Primavera não tarda.

Salgueiro no início da floração


 
  

Salgueiro no início da floração
Obrigado por consultar o meu blog.  

6 comentários:

  1. Essa ideia dos elásticos é óptima.
    Amigo JSantos, um enxame que puxa 5 a 6 quadros de
    ninho é um enxame razoável. Se for apenas fome é natural que recuperem, a não ser que estejam já muito fracos. Se houver também uma "ajudinha" de varroa ,aí...
    Eu sei que se o frio for muito, as abelhas matêm o cacho e não sobem aos alimentadores, principalmente se os enxames forem fracos, mas se as colmeias estão perto de casa, talvez não fosse mau experimentar, embora contra todas as regras, alimentá-las mesmo nesta altura com xarope de açúcar a 1:1.
    Um abraço.
    Abelhasah.

    ResponderEliminar
  2. Abelhasah,
    eu normalmente dou-lhe uma ajudinha colocando um quadro com mel operculado. Acha que o xarope de acuçar é preferível?
    Obrigado por comentar as minhas mensagens.

    ResponderEliminar
  3. Olá JSantos.
    Não é uma questão de ser preferível. São coisas difrentes. Para a alimentação de manutenção o mel é de longe preferível, mas aqui o objectivo é outro. Pelo que percebi as colmeias estão fracas com pouca população. O xarope de açúcar na diluição de 1:1 pretende simular uma entrada de néctar e levar a raínha a iniciar/aumentar a postura com o fim de aumentar a população, na quantidade de 1/2 a 1 litro/semana, apenas para o consumo imediato, para que não o armazenem. Se houver população suficiente para aquecer a criação, a pouco e pouco vão recuperando. Atenção que nessa altura vão então precisar das reservas de mel, para se poderem sustentar. Uma coisa complementa a outra.
    Quando antes disse que era contra todas as regras é que nesta época do ano o xarope de açúcar assim diluido tem vários inconvenientes:
    - por aumento da postura da raínha leva a aumento do consumo de reservas numa época de escassez
    - aumenta a humidade, já de si elevada, dentro das colmeias
    - risco de pilhagem ( cuidado com o tamanho da entrada )
    - inútil, se a temperatura for muito baixa e o enxame muito fraco porque as abelhas não sobem ao alimentador.
    É questão de experimentar. Pessoalmente tenho tido bons resultados em algumas situações semelhantes.
    Já agora, as rainhas dessas colmeias que estão fracas, que segundo percebi foram obtidos por enxameação natural, são novas ou velhas? Pode ter influência.
    Abelhasah.

    ResponderEliminar
  4. Obrigado pelo comentário. Vou experimentar o xarope de açucar a ver se resulta. Quanto à idade das rainhas com excepção de uma, creio que são todas do ano passado. Isto foram enxames de finais de Maio até meados de Junho. Penso que foram enxames secundários ou terciários. Ainda se aguentaram porque a soagem durou muito e porque houve muito cardo vindima.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  5. É o cabo dos trabalhos para os enxames pequenos atravessarem o inverno!
    Também na minha zona este ano apareceram enxames muito pequenos. Como cometi o erro de não os alimentar correctamente quando os apanhei, chegaram a Outubro demasiado fracos para o inverno que aqui é mais rigoroso que para os seus lados. Chegámos a ter dias que perto do meio dia estavam -1º!
    Digo chegámos, mas nestes dias continua a estar muito frio, espero que não tarde a ir embora...
    Tenho andado a alimentar e antes do inverno alimentei e inseri quadros com mel e pólen, mas chego à conclusão não teria sido má ideia ter juntado alguns enxames, poupava-se muito trabalho e sessões tortuosas de culinária, e as abelhas tinham mais paz durante o inverno que também é necessária!
    Cumprimentos
    Ricardo

    ResponderEliminar
  6. Olá a todos,
    Gostei dos conceitos de colmeia hospital e apiario hospital. No entanto, a minha opinião acerca de enfraquecer ou sacrificar colonias para proveito de outras mais fracas é diferente. Prefiro saber as razões desse enfraquecimento, onde, entre muitas causas, uma rainha velha ou deficiente não vai beneficiar nada com um input de abelhas ou mel... em contrapartida, estamos a enfraquecer a colmeia hospital.
    mas é apenas a minha opinião

    Achei curiosa a proposta "contra todas as regras" do amigo Abelhasah, decisão que eu tomo muitas vezes (com dificuldade) é sempre uma incógnita muito dependente do clima do próximo mês, normalmente faço-o em segredo, nem o aconselho a ninguém face ao risco, mas por vezes é necessário...
    apenas lhe adicionava a proteina, ideal sob a forma de pólen.

    abraços
    Pifano

    ResponderEliminar