sábado, 12 de fevereiro de 2011

Colmeias bloqueadas

   Diz-se que uma colmeia está bloqueada quando há falta de espaço para a rainha continuar a sua postura. Esta falta de espaço deve-se sobretudo à falta de alças por cima do ninho, presença de quadros cheios de mel no ninho e rainha vigorosa que rapidamente preencheu os alvéolos disponíveis para a postura. Este fenómeno acontece com alguma frequência nesta altura do ano; e acaba por acontecer porque não estão reunidas as condições para enxamear, nomeadamente baixas temperaturas e falta de zangãos. Se as condições minimas para garantir a sobrevivência estivessem reunidas penso que acabariam por enxamear.
   Já me aconteceu em Fevereiro, ter colmeias bloqueadas de tal forma, que fora da colmeia fica um cacho de abelhas do tamanho de uma bola de andebol. Por vezes o tempo volta-se de chuva e este cacho de abelhas acaba por morrer por apanhar chuva. Quando se encontram nesta situação as abelhas trabalham pouco, ficando nós na suspeita de algum problema. Coloca-se uma alça por cima do ninho e tudo volta ao normal.

Colmeia a formar cacho no exterior
em Fevereiro. Sinla de está bloqueada
Este ano, contrariamente ao que esperava em virtude da muita chuva e consequente consumo de reservas, estou a ficar com colmeias e núcleos bloqueados. Na imagem da esquerda, é visível uma colmeia em que as abelhas já começam a juntar-se no exterior. Está bloqueada devido à grande quantidade de mel no interior do ninho. A solução é começar a pôr alças vazias por cima. Também alguns núcleos estão em situação idêntica. Tenho que os mudar para colmeias Lusitanas mais amplas. Trabalho para outro fim-de-semana.




Este fim-de-semana ainda foi de preparação de material.
Reparação de colmeias;
 
Colmeia reparada, pintada e
transformada em Lusiatana












Preparação de madeira de pinho (solho de cofragem) para execução de quadros.

Duas tábuas de pinho para
fazer quadros


Tábuas cortadas com comprimento
de 39,5cm para fazer a travessa
superior dos quadros













   Uma planta que aqui na região de Setúbal assume uma grande importância no arranque das colmeias, é o alecrim. A Serra da Arrábida está coberta de alecrim em flor e este ano com bastante nectar, em virtude da chuva intensa que caíu em Desembro e Janeiro. Para além do alecrim em flor, deixo aqui duas imagens da nossa bonita serra.

Alecrim na Arrábida

Alecrim na Arrábida










Vista da parcial de serra e de Tróia

Vista parcial da serra e da pedra da
Anicha (Portinho da Arrábida)












Como todos sabem por aqui o peixe é Rei e vale sempre a pena vir até cá comer um bom peixinho grelhado, uma boa dose de choco frito ou mesmo uma caldeirada. Pensem nisso...

Obrigado por consultar o meu blogue.

9 comentários:

  1. As minhas saudações apícolas.
    A colmeia tem um aspecto bem cheio. O pior é o tempo que tem feito , pelo menos aqui na minha zona: chuva , chuva e mais chuva. Colmeias assim muito populosas e com muita criação aberta, com este mau tempo , são boas candidatas a esgotar as reservas. É preciso vigilância apertada.
    É óptimo o alecrim ainda estar florido. Aqui na minha zona costuma florir até ao fim de Fevereiro, mas este ano com a chuva , já acabou há mais de uma semana.
    As imagens da Arrábida são espectaculares.
    Parabéns.
    Abelhasah.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo comentário.
    Aqui por Setúbal também tem chuvido bastante. Aqui em Setúbal não me têm morrido colmeias com fome em Fevereiro. Por aqui já há muita flor e qualquer aberta serve para elas trabalharem em força e carregarem nectar e polen com fartura. Com este tempo, no meu outro apiário em Vendas Novas, a probabilidade de morrerem colmeias é muito mais elevado. No próximo fim-de-semana vou ter de arranjar tempo para as visitar e suspeito que posso ter surpresas. Vamos ver...

    ResponderEliminar
  3. Olá de novo.
    Uma curiosidade: É fácil aí em Setúbal arranjar dessas tábuas de solho de cofragem, para que depois de aparelhadas fiquem com 2,5 cm de espessura?
    Aqui em Odivelas, já houve uma estância onde arranjava dessas tábuas mas fechou há anos.
    Hoje é difícil.Só aparecem raramente numa grande superfície (AKI), mas são caríssimas.
    Um abraço.
    Abelhasah.

    ResponderEliminar
  4. Boa noite.
    Da forma como me está a apresentar a pergunta, eu diria que em Setúbal também é difícil encontrar tábuas com essas características. O solho de cofragem é uma tábua de pinho, ainda verde e que depois de seca fica com cerca de 2,4cm de espessura. Uma tábua tem um comprimento de 2,6m e a largura depende da que queremos. Se formos passar a plaina nestas tábuas ficam por certo com menos de 2,5cm de espessura. Eu nunca aplaino estas tábuas; se forem para alças, do lado de fora são pintadas e do outro as abelhas encarregam-se de tapar qualquer imperfeição com própolis. Se for para fazer quadros, faço da espessura da tábua a travessa superior do quadro e na largura faço cortes a 2,5cm. Neste caso aplaino as travessas, não há problema em retirar 2 ou 3mm na espessura da travessa. Por outro lado há aqui uma outra premissa muito importante: uma tábua com 2,6m x 2,5cm x 20cm custa cerca de 3€. Dá para fazer um ninho ou 40 quadros. Meu amigo, para abelhas tanto dá com 2,4 ou 2,5cm e se as tábuas não forem aplainadas elas que tapem as imperfeições, pois têm vagar para isso.

    ResponderEliminar
  5. BOAS.
    Andei a vasculhar por aqui e gostei do que vi, sou um simples aprendiz no que toca a apicultura, mas como gosto vou tentando apreender algo com os mais experientes.
    por aqui ninguem ensina nada a ninguem é um mundo muito fechado mas lá vou levando a água ao muinho, claro acompanhado por uma ferruadelas como é da praxe.
    já agora quanto a vossa serra, aceito o tepto é de facto incrivel, já o peiche grelhado não é mau mas deixe que lhe diga a ultima vez que comi por aí foi em Sesimbra e sabe a alho, em SETUBAL TAMBÉM SABEM ESPREMER OS EUROS AO POVO.
    "BOM ANO DE MEL"FICO A ACOMPANHAR.

    ResponderEliminar
  6. Companheiro, também eu já fui campista selvagem, em Vila Nova de Mil Fontes.
    Quanto ao peixe - Sesimbra não é Setúbal. Mesmo em Setúbal nem todos os restaurantes têm bom peixe. Mas estão por cá os que têm bom peixe durante todo o ano, mas tal como diz é caro. Garantido e barato só o carrapau e a sarrdinha no Verrão.
    Quanto à apicultura - tenho por objectivo neste blog, divulgar o que faço ao nível da minha apicultura. Espero mostrar todo o ciclo apícola, desde o tratamento contra a varroa até ao lavar das bilhas em Outubro. Depois logo se verá...
    Espero que vá seguindo e divulgando.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  7. Olá, Joaquim
    nos ninhos não seria melhor utilizar só uma régua sem espaçadores, pois para correr quadros no ninho é melhor, será??

    Miguel Martins

    ResponderEliminar
  8. Sr. Miguel Martins, eu tenho colmeias com e sem régua espaçadora. Gosto mais dos ninhos com régua espaçadora porque os quadros ficam mais homogéneos. Quando os ninhos não têm régua espaçadora por vezes os quadros de uma das pontas ficam muito juntos não havendo espaço para as abelhas passarem enre eles e desta forma elas depositam própolis em todos os espaços entre os quadros. Os quadros como ficam muito juntos as abelhas acabam por não aproveitar e cera como deve ser, deixando uma face da cera por puxar ou fazendo favo e colando as duas placas de cera que estão próximas.
    Obrigado por consultar o meu blog e comentar.

    ResponderEliminar
  9. Venham até Leiria, não falta serrações a vender madeira a bom preço. E se quiserem até a podem aplainar. ;)

    ResponderEliminar