domingo, 29 de abril de 2012

Criação de rainhas (parte 2)

   Tal como tinha afirmado no post intitulado "Criação de rainhas (parte 1)", se tudo corresse bem, cerca de 10 larvas transferidas seriam aceites e transformadas em rainhas; pois bem, não foram 10 mas sim 11.
Quadro porta cúpulas com as abelhas a trabalhar nos alvéolos
reais.


Quadro porta cúpulas com 11 alvéolos reais visíveis. 5 na trave
de cima e 6 na trave de baixo.
Por esta altura, destes alvéolos já nasceram as rainhas em núcleos que tinha preparado. Numa rápida verificação que fiz ontem a alguns núcleos, verifiquei que ainda não há postura das novas rainhas. Vou esperar mais uns dias, aguardar que venham dias de sol mais quentes e fazer uma nova verificação.

Entretanto o passatempo continua com a apanha de mais alguns enxames. Desta feita um pequeno enxame no apiário de Vendas Novas. Estava num silvado num local bastante acessível. Foi fácil apanhá-lo para um pequeno núcleo.

Pequeno enxame de abelhas recolhidas nos ramos de um silvado

O mesmo enxame.
 

Enxame já sacudido do ramo para o núcleo.

Neste caso e uma vez que o tempo vai incerto e o enxame é pequeno, coloquei-lhe um quadro com mel no lado esquerdo. Quando as abelhas já estavam praticamente todas recolhidas, completei o núcleo com os quadros que faltavam; ao todo 7 quadros com lâmina de cera.

Por hoje é tudo.
Obrigado por consultar o meu blogue. 


1 comentário:

  1. Olá Bom dia
    Estou a iniciar minha aventura nas apiculturas, gostaria se possível de lhe fazer uma visita e conversar um pouco sobre esta interessante actividade, sou de Lisboa, mas vivi muitos anos na Margem Sul, e temos no norte uns terrenos de familia longe de qualquer ponto urbano muito interessantes para colocar algumas colmeias, estou disposto a dar algum tempo para ajudar em troca de informação.
    Desde já os meus cumprimentos
    Telmo Cabral
    tjcabral01@gmail.com

    ResponderEliminar