sábado, 14 de janeiro de 2012

Começou o maneio apícola de 2012

   Para mim começou hoje o ano apícola de 2012. Como vem sendo hábito, começo sempre o ano apícola, pelo tratamento contra a varroa. Este ano não foi exceção, mas devido ao adiantamento que as colmeias apresentam para esta altura do ano, vai ser bastante diferente de 2011.
   O tempo tem vindo extremamente seco, com dias de sol e temperaturas a chegar aos 18ºC... é uma primavera e as abelhas têm aproveitado para fazer mel e encher quadros com criação.
   No que toca ao combate à varroa, antecipo que este ano vou ter de curar as abelhas mais vezes. As colmeias  este ano por esta altura já têm os quadros cheios de criação selada o que dificulta, e muito, o combate à varroa. Nos alvéolos selados vão  ficar muitas varroas vivas que logo vão começar  a fazer criação novamente e a infestar toda a criação.
Veja-se este núcleo bem composto de abelhas e o quadro cheio de criação selada.

Núcleo de 7 quadros cheio de abelhas

Quadro com criação selada (14Jan2012)
Quadro com criação selada (14Jan2012)











Dei uma vista de olhos pelas reservas de algumas colmeias e núcleos e tudo me pareceu normal: as colmeias estão com muitas resevas. Veja-se este quadro de um núcleo, bem composto de mel.

Quadro lusitano com reservas de mel
   Na inspeção de um núcleo encontrei algumas larvas mortas nos alvéolos. Não consegui diagnosticar qual a doença, mas levou-me logo a pensar que poderá ser algum tipo de loque. Será que através da foto seguinte, alguém me consegue dar uma ajuda? Desde já o meu agradecimento.
Que doença será esta na criação?
Apesar de não chover desde a primeira semana de dezembro, os campos encontram-se cheios de flores. São bons exemplos, o tojo e a erva azeda ou erva canária.

Tojeiro em flor

Erva azeda ou erva canária











Sem mais por hoje.
Obrigado por consultar o meu blogue.

13 comentários:

  1. Olá JSantos !

    Larvas brancas, baças, sem brilho, enchendo completamente o alvéolo, às vezes um pouco roídas pelas abelhas ??
    Se sim, provavelmente micose (ascosferiose) em início. Ou então simplesmente larvas mortas por arrefecimento.
    Um abraço,

    Abelhasah.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Sr. Santos
    A doença presente é quase de certeza loque Americana.

    O melhor tratamento é queimar tudo.

    Com os melhores cumprimentos,

    Nuno Gonçalo Moutas

    ResponderEliminar
  3. Olá Gonçalo.
    Pelo que tenho lido, também a mim me parece que se trata de loque. Vou mesmo optar pelo seu conselho e vou queimar todo o núcleo. Vou fazê-lo ao anoitecer para não ficarem abelhas à deriva e para não me doer tanto.
    Obrigado.

    JSantos

    ResponderEliminar
  4. Olá JSantos !

    Não me parece de forma nenhuma loque americana, que permite que as larvas se desenvolvam até à operculação. O aspecto costuma ser muito diferente.
    Porque não varroa ??
    Por vezes uma infestação forte simula uma loque ou uma micose. Se opta por queimar tudo, porque não levar um rectângulo de criação com um mínimo de 10X10 cm para o Laboratório Nacional de Veterinária em Benfica ao cuidado da Exª Srª Drª Maria José Valério? É uma pessoa extraordinária e acessível, sempre disposta a ajudar.
    Um abraço,
    Abelhasah.

    ResponderEliminar
  5. Abelhasah,
    é bem possível que tenha toda a razão. A verdade é que no passado sábado fui ao apiário na disposição de, caso a doença se confirmasse, queimar tudo. Estava tudo planeado: ao anoitecer, acendia a fogueira, com uma esponja tapava a entrada da colmeia e colocava-a em cima do fogo e vinha-me embora (olhos que não vêem coração que não sente). Mas nada disto se passou. Cheguei ao apiário e inspecionei a colmeia. Deparei com quadros cheios de criação nova, bastante regular e com aspeto saudável. Por outro lado, num quadro ainda com criação anterior ao tratamento contra a varroa, lá estavm os alvéolos com algumas larvas mortas, algmas abelhas a nascer com as asas atrofiadas,etc... sinais da presença de varroa. Em vez de queimar, voltei a curar contra a varroa. Vamos ver o que dá.
    Obrigado.
    JSantos

    ResponderEliminar
  6. Sr. Santos

    Não tenho dúvidas que se trata de loque e que a mesma está camuflada muito possivelmente devido à grande entrada de nectar. Contudo continue atento e não troque nenhum quadro desse núcleo para outras colmeias porque a doença vai voltar a manifestar-se e a colmeia irá morrer muito provavelmente no próximo Outono.
    Contudo para ter a certeza que se trata de loque assim que vir células mais escuras e com sintomas de possivel doença, com um pequeno pau ou sisco de pinheiro fure a célula e se sair uma pasta viscosa acastanhada, não há dúvidas nenhumas que é loque americana.
    Tenha muito cuidado porque tratando-se de loque e caso essa colmeias seja pilhada vai passar a doença a outras colmeias e muito mais dificil será parar o surto da doença

    Com os melhores cumprimentos
    Gonçalo Moutas

    ResponderEliminar
  7. Na foto não era bem visivel os alvelos mas no entanto parecia não ser Loque.
    Quando tinha feito o ultimo tratamento.

    J Ganhão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sr. Ganhão,
      este núcleo resultou de um desdobramento que fiz em Maio de 2011. Nunca o tinha curado contra a varroa. Foi agora no ínicio do ano que o curei pela 1ª vez.

      Obrigado.
      JSantos

      Eliminar
  8. Se me permitem opinar, você pode testar se é loque americana com um fósforo.
    Para tal, basta que com a parte de madeira oposta à cabeça esmague com cuidado uma das larvas mortas (faz-se uma a uma em pelo menos 4). Depois enfia o pequeno pau até tocar no fundo da célula e vai retirando lentamente. Caso seja loque americana, a larva será viscosa e vai aderir ao pau de fósforo muito mais do que numa cria saudável!
    Muitas vezes queimam-se colméias saudáveis que se fossem desinfectadas com recurso a 10g de fórmico ou 25g de sumo de limão rápidamente se veria estarem saudáveis.

    Cumprimentos;
    Abelhasdoagreste

    ResponderEliminar
  9. Abelhadoagreste, uma das razões que me levou a não queimar o núcleo foi mesmo esse teste. Já o fiz, e não obtive o filamento caracteristico. Neste momento estou mais inclinado para um ataque de varroa. Vamos ver o que acontece.
    Obrigado.
    JSantos

    ResponderEliminar
  10. Boa tarde Sr. Santos,
    Qual é o seu email?

    Cumps

    ResponderEliminar
  11. O meu email é o seguinte:
    jsl_santos@hotmail.com

    Obrigado.
    JSantos

    ResponderEliminar
  12. Ja é tardio o coment mas larvas brancas.duras como giz ....chalckbrood ......ascosferiose....

    ResponderEliminar