sábado, 22 de outubro de 2011

Final do ano apícola 2011

   O maneio apícola em 2011 está quase a terminar. A cresta do mel do cardo no apiário de Vendas Novas já terminou  e só me falta crestar 3 colmeias do apiário de Setúbal, cada uma com sua alça. De qualquer forma a apicultura segue e o passatempo também, com a comercialização do mel.
   A produção de mel do cardo vindima no apiário de Vendas Novas este ano prometeu muito, mas foi uma desilusão. Apesar de ter havido muito cardo, a verdade é que a varroa também atacou como nunca tinha atacado. E isto já se sabe, trabalhar doente, custa muito mais ou pura e simplesmente não se trabalha. A produção sofreu bastante e pior que isso, o efectivo no apiário também. Fazendo o balanço entre mel que tirei (~400kg) e os enxames que perdi (15 em 55) rapidamente chego à conclusão que o esforço e as perdas de efectivo são demasiadas para o mel que tirei; deveria ter curado as abelhas contra a varroa e esquecer o mel do cardo. Viver para aprender.
   Por outro lado, no apiário de Setúbal a varroa não atacou e vou conseguir o que sempre tenho conseguido relativamente ao tratamento contra a varroa: uma só cura por ano, que este ano ocorreu no dia 15 de Janeiro. A maior parte dos enxames que apanhei na primavera ainda não os curei e depois da inspeção que fiz hoje também não os vou curar até ao inverno.
   O apiário de Setúbal tem agora 30 enxames, entre núcleos, colmeias e cortiços.

Apiário de Setúbal
 Os núcleos estão bastante fortes, cheios de abelhas, criação e mel. Vão ser utilizados (espero), para reforçar o efetivo do apiário de Vendas Novas na próxima primavera.


Núcleos de 7 e 4 quadros no apiário
de Setúbal

Núcleo de 7 quadros cheio de abelhas, mel e criação
Também as colmeias que me falta crestar, estão cheias de mel e bastante fortes. Ficam aqui fotos de uma delas a provar isso mesmo.
Colmeia por crestar. A alça está cheia de abelhas e mel.

Quadro cheio de mel pronto a crestar. É um
quadro da colmeia da foto anterior.
   Finalmente parece que vem aí a chuva e com ela o final do maneio apícola por este ano. Depois de crestar estas últimas colmeias, só as voltarei a abrir lá para Fevereiro. Só em caso de necessidade é que volto a abrir uma ou outra colmeia.
   No entanto o passatempo continua. É preciso comercializar o mel. Para mim é a parte mais aborrecida do passatempo em virtude de não me sentir com jeito nem arte para vendedor. Mas também não posso ficar com cerca de 1T de mel em casa, a ocupar espaço e vazilhame, sob pena de em 2 ou 3 anos não ter espaço para colocar tanto mel. Por outro lado também me custa entregar o mel por junto a preços que mal cobrem o custo do gasóleo. É que isto dá alguma despesa e muito trabalho. Com isto em mente, lá vou vendendo uns frascos aos vizinhos do prédio onde moro e a alguns colegas de trabalho. Por vezes encontro uma ou outra pessoa, a quem faço um preço especial e que me vende alguns frascos. Mesmo assim, para escoar a tonelada, tenho sempre que ir a quem me compra o mel por junto.
  Na comercialização que faço, utilizo frascos próprios com um pequeno rótulo e selo. No selo tenho a particularidade de dar alguma informação sobre as abelhas, tipo: "numa colmeia existem 3 tipos de abelhas: obreiras, zangãos e uma rainha". Este ano faço divulgação do meu blogue.
Fica a imagem.

Frasco de 1Kg de mel com rótulo e selo.

Se houver por aí alguém interessado nuns fracos de mel ou que queira vender alguns frascos, diga qualquer coisa. 
Por hoje é tudo.
Obrigado por consultar o meu blogue.

5 comentários:

  1. Boa tarde, caro amigo como faço para lhe comprar uns fracos de mel?
    também sou apicultor mas este ano so tenho 10 frascos, cá em casa gastamos muito :)
    agradeço contacto.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  2. Companheiro,
    antes de mais, o meu obrigado por consultar o meu blogue.
    Quanto aos frascos de mel contacte-me via e-mail, para: jsl_santos@hotmail.com
    Quem sabe se fazemos negócio. O meu mel é de excelente qualidade.
    Obrigado
    JSantos

    ResponderEliminar
  3. Porquê o tratamento ser feito em janeiro? e porquê ser feito apenas um tratamento?
    Tenho opinião distinta, e é algo que gostaria debater consigo.
    Pois axo enriquecedor conversar e debater as diferentes abordagens à varroa.
    Cumprimentos!!
    abelhasdoagreste

    ResponderEliminar
  4. Companheiro,
    tenho muito gosto em "conversar" consigo sobre a varroa. Respondendo às suas questões. Tratar em janeiro porque é quando não existe ou é muito pouca, a criação na colmeia. Deixa assim de haver problemas com as varroas que estão nos alvéolos selados da criação. Todas as varroas estão no dorso das abelhas. Por esta razão o tratamento torna-se mais eficaz. É claro que o timing pode variar de região para região; o importante é que a criação seja minima. Aqui na região de Setúbal e Vendas Novas é em finais de dezembro princípio de janeiro.
    Um só tratamento depende da eficácia do primeiro e da infestação que se regista na zona onde está o apiário. Em Setúbal só curei as colmeias uma vez porque a cura foi bastante eficaz. O que tornou a cura eficaz foi o fato de as ter curado com pouca ou nenhuma criação selada e por haver poucos enxames sem dono nos arredores, fazendo com que a zona esteja mais ou menos livre de varroas. Já na zona de Vendas Novas, apesar da cura ter sido bastante eficaz, existem por ali muitas abelheiras selvagens nos troncos dos sobreiros e freixos. Estes enxames não são tratados e acabam por ficar infestados de varroas. Enfraquecem e são alvo de pilhagem. É aí que as abelhas de colmeias sãs são contaminadas, ficando as suas colmeias de origem infetadas quando essas abelhas regressam à colmeia. Estas colmeias se não forem curadas, em dois três meses estão doentes e precisam de uma nova cura. Caso não se faça essa cura por uma ou outra razão as colmeias acabam por morrer. No meu caso, este ano não curei as colmeias no ínicio do verão, para não contaminar o mel. O que pode também levar a que se cure uma colmeia duas, três ou mesmo quatro vezes, tem muito a ver com o constante reaparecimento de varroas que à altura da primeira cura ou da cura anterior, estavam nos alvéolos selados. Quanto maior for o número de alvéolos selados numa colmeia maior é a dificuldade em combater a varroa nessa colmeia. Este é o meu ponto de vista que orientado a minha forma de proceder.

    ResponderEliminar
  5. Pelo que ando lendo em seu Blog, as dificuldades para os produtores de mel em todo o mundo parecem ser as mesmas, achei fantástica a idéia de rótulo da embalagem de mel mostrada na foto, fica um visual leve e ao mesmo tempo consegue passar todas as informações necessárias.

    ResponderEliminar