sábado, 26 de novembro de 2011

Decoração de frascos de mel em Biscuit

   No início do mês de Novembro, um colega de trabalho fez-me uma encomenda de frascos de mel superior ao tradicional um, dois frascos. Palavra puxa palavra... para que são os frascos? Não me diga que também anda a fazer cura do cato? Disse-me então que a esposa faz decoração de frascos de mel e compotas. 
   Mostrou-me um frasco decorado. A decoração fica engraçada pelo pormenor, pela cor e para mim, que tenho o passa tempo da apicultura, por ser mais uma atividade em que a apicultura se cruza com outra atividade e técnica.
Os frascos ficam assim:
Frascos de mel decorados segundo a técnica "Biscuit" ou
"Porcelana fina"

   Entrei em contato com a Dona Isaura, esposa do referido colega, que me explicou que esta decoração é feita segundo a técnica "Biscuit" ou "Porcelana fina". A massa para Biscuit, é uma mistura de amido de milho, cola branca, vaselina liquída e vinagre, que se pode fazer em casa. No entanto para facilitar as coisas, vende-se já feita nas casas da especialidade. A coloração da massa é feita através corantes próprios para Biscuit e as várias peças envolvidas na decoração, podem ser feitas à mão ou com a ajuda de moldes. Segundo a Dona Isaura, cada peça leva cerca de duas a três horas a decorar.
   Fica aqui mais um trabalho em que a apicultura se cruza com outras artes.

Obrigado por consultar o meu blogue.

6 comentários:

  1. Muito obrigado.
    Também para si e para os seus vão os meus votos de um Santo e Feliz Natal.

    Saúde.

    JSantos

    ResponderEliminar
  2. Olá
    como disse no seu comentário, poderemos comprar essas massas com os desenhos em casas da especialidade.

    gostaria de saber onde posso comprar essas massas já feitas em biscuit ou porcelana fina, como por exemplo essas abelhinhas com o mel?!
    Obriagada =)

    Beijinhos *

    ResponderEliminar
  3. Olá Sofia,
    em primeiro lugar o meu obrigado por consultar o meu blogue.
    Quanto à sua pergunta: todas as figuras utilizadas nos frascos que mostro no post, foram feitas manualmente. A Dona Isaura moldou cada uma das peças à mão, sem a ajuda de qualquer molde. No entanto sei que há moldes próprios para flores, barras em relevo, etc... à venda nas casas que vendem material para decoração de bolos, atividade que está também muito na moda. Relativamente ao local onde se vendem as massas e os corantes, à que experimentar na papelaria Fernandes. De qualquer forma eu também não sei ao certo. Vou perguntar à esposa do meu colega e depois digo-lhe.
    Obrigado.
    JSantos

    ResponderEliminar
  4. è que achei os frascos lindissimos =)
    Obrigada, ficarei á espera.

    Beijinhos *

    ResponderEliminar
  5. Olà Sofia,
    não sei em que zona do país se encontra e se a informação que lhe vou passar será útil, no entanto cá vai:
    - ArtyGenius - Pinhal de Frades (Seixal);
    - Mãos à Obra - Av. Combatentes (Setúbal).
    Nestes locais poderá encontrar todo o material, sessões de formação e até os frascos já feitos.
    Obrigado.
    JSantos

    ResponderEliminar