domingo, 6 de setembro de 2020

Comecei a produzir própolis.

 Estou a diversificar os produtos que extraio das minhas colmeias. Comecei a produzir própolis.

Já lá vão alguns anos em que decidi não voltar a colocar as alças em cima das colmeias, depois da cresta de final de primavera. O que recolhia de mel não compensava a perda enxames para a varroa. E também nunca consegui encontrar solução aceitável para ter as alças à espera que a cura da varroa fizesse o seu trabalho, sem que as alças se enchessem de traça e sem que a florada do cardo chegasse a meio. O dilema foi sempre o de colocar ou não as alças a partir de meados de julho e aproveitar toda a época do cardo vindima, ou tratar contra a varroa e não perder enxames. Nos últimos anos decidi pelo tratamento. Para além disso o mel do cardo cristaliza muito cedo e se vendido a frasco a particulares, trazia sempre algumas desconfianças e nunca me livrei de alguns comentários do tipo: "aquilo parecia mesmo açúcar. Acabámos por deitar fora". Muitas pessoas não sabem que o mel puro, dependendo da flora da qual é feito, pode cristalizar.

O resultado desta prática ao longo dos anos fez-me perceber, que as abelhas estão muito tempo sem produzir nada para quem lhe dá casa e conforto no inverno. Das várias opções possíveis, aquela que me permite conciliar a vida particular com a apicultura é a produção de própolis.

Para iniciar adquiri 15 grelhas e instalei-as na semana passada. Esta semana fui verificar se já tinham feito algum própolis. Tal como mel, também já verifiquei que há abelhas que produzem muito mais que outras.

Ficam algumas imagens.


Colmeia com grelha de recolha de própolis.

Grelha de recolha de propolis. Vista de pormenor.

Ao fim de uma semana como se pode verificar as melhores produtoras têm a grelha praticamente preenchida de própolis.

Colmeia com grelha de recolha de própolis. Outra.

Como se pode verificar esta colmeia, numa semana não produziu praticamente nada.

No futuro vou ter de verificar como aumentar a produção. Alguns companheiros de apicultura dizem-me que se deixar entrar alguma claridade elas produzem muito mais.
Vamos avaliar ao longo do tempo.

Por hoje é tudo.
Obrigado por consultar o meu blog e volte sempre. 


3 comentários:

  1. Olá bom dia, tenho um terreno ao pé de VN e estou a procura de uma pessoa que tenha interesse em meter la umas abelhas. Tem interesse?

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde. Obrigado mas não estou interessado. Na realidade eu não tenho tempo para dar assistência a mais um apiario.

    ResponderEliminar