domingo, 31 de janeiro de 2016

2016 arranca de forma promissora.

   2016 está a arrancar de forma promissora; o pouco frio que tem feito, aliado a chuva regular, fez com que os campos estejam cobertos de flores. A gozar desta abundância continuam as abelhas e muitas são as colmeias que por esta altura, têm os 10 quadros do ninho completamente cobertos de abelhas. Quando se abre uma colmeia  há abelhas por todo o lado e mesmo a contra tampa está repleta delas. Fica a imagem de uma colmeia:
Colmeia com os 10 quadros do ninho ocupados por abelhas.
Relativamente à flora, para ajudar à festa da erva azeda, dos saramagos, dos tojos e muitas outras, também os salgueiros começaram a ajudar; este ano cerca de uma semana mais cedo do que é habitual. Ficam as imagens do salgueiro já em flor.
Salgueiro em flor (31 Jan 2016)

Flor de salgueiro.
Por agora tudo corre sobre rodas. Pode ser que 2016 seja um ano excelente ao nível de enxames e mel.
Por hoje é tudo. Volte sempre.

4 comentários:

  1. Ola amigo.Desculpe minha comunicação, pois sou inexperiente.Li um pouco do que escreve,e agradeço pois ajuda a conhecer melhor as dificuldades que tenho.Agradecia Se não for abusar do seu conhecimento, me orientasse sobre dificil situação.
    Tenho uma colmeia,muita população,com sobreninho e duas 1/2 alças cheias, e sem espaço.preparava-me para o segundo tratamento,não sabendo como faze-lo devido ao mel existente. pensava isolar as alças do ninho, o que seria dificil,pensava dividir as abelhas na mesma altura.desde inicios de Janeiro,via na entrada da colmeia e no chão, abelhas e larvas mortas,como estava um pouco frio e chuva, meti 3 veses 1/2L de agua fervida e açucar em partes iguais e uma boa colher de mel para melhorar o sabor e cheiro,e duas vezes um pouco de soja moida com um pouco de mel misturado. As abelhas trabalhavam bem,carregadas com polen nas patas,quando havia sol, o fluxo de entrada era tanto que obstruiam por vezes a entrada e algumas trepavam na frente do sobre ninho.À noite, nos dias frios, metia uma ripa a tapar grande parte da entrada,e pela manha, tirava a ripa, e com um pau fino facetado, deitava as abelhas mortas que elas tinham na rampa de voo e por tras da ripa na entrada, para o chão.e a partir do dia 25 comecei a ver pontos acastanhados no pau com que varria as abelhas mortas do fundo do ninho, e devido a humidade na entrada se agarravam ao pau,e vi que alem de zangãos havia abelhas e apesar de não conseguir ver bem as patas dos pontos castanhos, deduzi ser varroa. No dia 28+29 contei 40 varroas e 68 abelhas sem contar as do chão. no 31-8 varroas e 57 abelhas, mas como com pontos de propolis no fundo de ninho, não dava para ver bem, comprei estrado sanitario. Ontem 31 janeiro apesar de não haver sol mas uma temperatura amena, como via reduzido o movimento de entrada, decidi devido a suposta urgencia, iniciar tarefa.
    Preparei novo ninho com fundo sanitario, no local tirei as tres alças cheias de mel, e fiquei mais aliviado, pois vi muita abelha, e ao levantar os quadros, sobre o que vi, penso que alguns operculos,astantes, estavam com o aspeto rebaixado como os de polen, deduzi, talvez mal que seria cria morta nos favos, e como foi rapido, deu a ideia que, apesar de ver sobre a ultima 1/2 alça e tampa a continuidade do favo e ao tirar a tampa rasgou o favo e tinha algumas larvas grandes e 2 pequenas, ovos não vi, mas já comprei lupa para ver melhor.
    Por isso, pensei não dividir enxame,e coloquei quadros do ninho novo que havia colocado no lugar de origem. coloquei 2 tiras de apistan, para melhorar tratamento, pus tampa a separar sobre ninho c/9 quadros e cera e e um comedouro novo de 8kg e tapei colmeia.
    depois, pensava levar mel maduro para casa:analisei sobre ninho, e fiquei espantado, estava quase cheio de criação; decidi meter quadros no ninho antigo,mas aconteceu um problema, alguns quadros entraram muito apertados, tive de meter tiras apistan fora do local recomendado, e pergunto-me como vão as abelhas ter acesso a esses quadros encostados. por acabar, meti a 1/2 alça de mel aberto sobre este ninho, pus tampa, e cobri com tampa de zinco. Foi improvisado, e não sei onde ficou rainha... muita confusão para iniciante.
    Agradecia, me indicasse o melhor caminho a seguir.
    Tenho alimentação que comprei, mas não fornecem grande informação, menos urgente, mas quando puder,agradecia em que situações devo fornecer estes produtos: Apinectar ;Api mel ;Apifonda ; Beecomplet Muito obrigado pela ajuda que me possa fornecer e por tudo o que apresenta que eu ainda pouco conheço.
    Melhores cumprimentos Augusto

    ResponderEliminar
  2. Sr. JSantos muito obrigado, mais uma vez pela partilha de conhecimentos. Aqui para os meus lados (serra algarvia) também estamos com boas espectativas. As rainhas estão a aumentar postura, existe muita flor e humidade suficiente. A temperatura tem sido amena, com a exceção das últimas noites em que baixou uns graus e talvez iniba o aumento da criação. Se o clima for colaborando estaremos num ano fabuloso, mas ainda é muito cedo para fazer a festa.
    Quanto ao comentário do Sr. Augusto parece-me que a melhor ajuda à distância será o conselho de pedir a ajuda de um apicultor experiente na sua zona que lhe faça uma inspeção à colmeia e "in situ" lhe indique como deve proceder. No entanto tenho algumas considerações em relação ao que explica no seu comentário. Fazer tratamento com mel em cima inviabiliza a sua utilização para consumo humano. Para decidir tratar deve fazer um teste que lhe indique a percentagem de infestação de varroa. As varroas, quando muitas na colonia, são visíveis agarradas ao dorso das abelhas e julgo difícil que se agarrem a essa ripa que diz usar na entrada.
    Permita-me que lhe pergunte se sabe exatamente o que é uma varroa? Na mesma linha lhe pergunto se sabe identificar o que é pólen armazenado nos quadros? o que é criação de operárias e o que é criação de zangãos? É que fiquei com estas dúvida ao ler estas suas palavras: "...penso que alguns operculos,astantes, estavam com o aspeto rebaixado como os de polen,...".

    ResponderEliminar
  3. Amigo Joaquim:de facto o Janeiro entrou bem como relatou,e as colmeias fortes no EUCALIPTO e no ROSMANINHO meteram mel!Porém o Fevereiro entrou e continua muito frio e chuvoso.Vamos ver como o resto vai correr,também tenho esperança num bom ano.Um abraço.Luís Junqueiros.

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde.
    Iniciei-me na apicultura este ano com 2 colmeias compradas bem carregadas de abelhas.
    Estava a pensar realizar um primeiro desdobramento e tentar capturar alguns enxames de forma a perceber a dinâmica apícola. Tenho lido bastante sobre o tema na net e as informações são na sua maior parte coincidentes.
    O que realmente me poderia ajudar seria um livro/pdf que me servisse de guia. Sabem qual é onde o poderia encontrar?
    Obrigado

    ResponderEliminar