domingo, 29 de novembro de 2015

2015 - um ano, duas primaveras.

    Não quero dar o braço a torcer sobre as alterações climáticas e em conversas lá vou dizendo que as estevas e o rosmaninho continuam a florir em abril, mas é evidente que o clima está diferente e nem é preciso recuar muito para verificar essa diferença. Lembro-me que à 35 anos atrás, durante o mês de novembro e dezembro, quando ia de manhã para a escola, era quase sempre de guarda chuva em punho. Este ano a sul do Tejo, desde outubro que não vemos uma nuvem no céu e segundo o IPMA até ao Natal também não vamos ver. As temperaturas aqui em Setúbal estão a chegar ao patamar entre os 20ºC e os 25ºC; dá para andar em mangas de camisa sem qualquer problema. Ora o que é isto senão uma primavera? (infelizmente seca).
   A verificação foi feita hoje. Dando sequência a uma prática que tenho adotado nos últimos anos, aproveitando a redução de cria nas colmeias no mês de dezembro, tenho feito uma cura contra contra a varroa. Normalmente encontro os enxames com pouca atividade, em cacho e um, dois, no máximo três quadros com criação. Hoje ao curar as colmeias do Alentejo, para minha surpresa encontrei os enxames a armazenar nectar, a puxar cera, colmeias com oito quadros de criação, muitos zangãos e muita criação de zangão e no final da manhã o frenesim era igual ao que se vive na primavera. Os campos estão floridos, a gozar da chuva que caiu em outubro. Ficam algumas imagens:

Apiário de Vendas Novas - colmeias com a entrada repleta de
abelhas ao final da manhã de 29 Nov 2015.

Cortiço com exame a trabalhar com afinco.

Cortiço com grande azáfama de abelhas na entrada
Entrada de cortiço - abelhas a chegar carregadas de polen.
    Aqui em Setúbal, o panorama é idêntico. A Serra da Arrábida está toda coberta de alecrim e medronheiros em flor. Os enxames estão desenvolver rapidamente. Ficam imagens de abelhas a trabalhar no alecrim e nos medronheiros.
Alecrim em flor.


Abelha a recolher néctar do alecrim em flor.

Alecrim em flor na Serra da Arrábida.


Abelha a trabalhar no alecrim.
Medronheiro em flor na Serra da Arrábida.

Medronheiro em flor - Serra da Arrábida.
Por agora as colmeias estão extremamente fortes e a prosperar, com esta primavera de novembro. Vamos a ver se não pagamos isto com a morte de muitos enxames por falta de reservas. É que a falta de chuva pode causar a falta de néctar e pólen, mas as colmeias estão cheias de criação que pede muito alimento. Vamos ver. Esperemos que São Pedro nos traga alguma chuva em dezembro; afinal o pessoal de meteorologia engana-se muita vez.
Obrigado e volte sempre. 

2 comentários:

  1. MEU CARO É APROVEITAR.
    Eu por aqui ainda me debato com a velotina "aziática" já deveriam estar a invernar mas os ninhos continuam a aparecer, bem sei que ainda não vos preocupa mas este tempo quente não nos favorece em nada, " vão aproveitando o eucalipto já não é mau...

    ResponderEliminar
  2. Boa noite com tanta criação, qual o tratamento que utiliza para a varroa nesta altura do ano?

    Cumprimentos
    Sérgio Costa

    ResponderEliminar