segunda-feira, 24 de junho de 2013

Cresta 2013 - Depois da tempestade a bonança

   Começei no passado dia 16 de junho a cresta de 2013.
   Após um inverno chuvoso, em que foi preciso alimentar as colmeias para não morrerem de fome; um abril seco, durante o qual vaticinei um ano bera para a produção de mel, eis que a natureza retribui com um ano de abundância. Na verdade, contra todas as minhas expetativas, fui encontrar as colmeias completamente cheias de abelhas e mel. Há mel por todo o lado: entre os quadros e a contra tampa, entre os quadros e as laterais das alças... e os quadros estão completamente cheios. Ficam as imagens bem sugestivas do que tem sido a cresta de 2013.
 
Vista parcial do apiário

Vista parcial do apiário (outra)

1ª colmeia crestada. Este foi o cenário com o qual deparei
quando abri a primeira colmeia.

Todas as outras estavam iguais. Há mel por todo o lado.

As diferenças são poucas. Estão todas cheias.

Plano de pormenor do espaço entre a contra tampa e os
quadros. É só mel e abelhas.

As alças retiradas já colocadas no carro.

Mais uma alça completamete cheia de mel.

Quadro cheio de mel a ser desoperculado. Após retirar a
fina camada de cera, os quadros vão para a centrifugadora.

Vista de pormenor de um quadro. Veja-se a quantidade de
mel que fizeram para além da trave do quadro; são cerca
de 2cm para além da trave.
Por outro lado veja-se também a cor do mel, bastante claro e finissímo.
Embora nas fotos não consiga fazer passar o sabor, posso afirmar que as abelhas não se enganaram na receita e fizeram um mel bastante doce.
 
Por hoje é tudo.
Obrigado por consultar o meu blogue. Volte sempre. 

8 comentários:

  1. Boa tarde

    O que relata e é visível nas fotos terá acontecido por não ter colocado outra meia alça nas colmeias em que isso aconteceu?
    Outra questão que gostaria de deixar prende-se com a decisão de ter começado a cresta nesta altura. Já acabaram as floradas na sua região?

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sr. Carlos Fernandes, as colmeias que têm duas meias alças estão exatamente na mesma. É mesmo um ano extraordinário. Comecei a cresta porque o mel já está todo operculado. Já está "maduro". Na região onde tenho estas colmeias há por ali muita flor de silva, gaimões e outras, das quais não sei o nome.

      Obrigado.

      Eliminar
  2. Olá J. Santos eu por exemplo só agora vou fazer a cresta aqui pelo Ribatejo fazemos sempre no Mes de Julho pois ainda á muita Flora,espero que obtenha um resultado igual ao seu estão com otimo aspeto, pena ainda á dias ext por esses lados tinha todo o gosto em visitalo, mas pronto fica para uma proxima aqui em Almeirim a cresta faço-a em Julho a flora é muito abundante,Abraço e boas praticas Apiculas.

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde JSantos,

    tenho uma colmeia na minha casa de Sintra e procuro alguém que a possa remover e ficar com as abelhas.

    Conhece alguém que o possa fazer?

    Muito obrigado.

    Cumprimentos,

    Gonçalo Correia

    ResponderEliminar
  4. Sr. Gonçalo Correia, vou procurar no forum da apicultura alguém que lhe possa ir aí apanhar o enxame. Por favor envie-me um contato seu.

    Obrigado.
    JSantos

    ResponderEliminar
  5. boa tarde.

    desde já os parabéns pelo seu blogue.
    vinha perguntar uma questão pela qual me deparei hoje nas minhas duas colmeias.
    Em que na semana passada lhe retirei o mel (pela minha primeira vez) e em que hoje fui dar-lhe uma olhade-la e reparei na ausência de ovos e larvas nas duas colmeias.
    isto é normal?


    se alguém me desse uma opinião agradecia.
    desde já uma boa continuação a todos.


    os melhores cumprimentos

    ppascoal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sr. Paulo Pascoal,
      eu diria que não é normal nas duas colmeias não haver ovos nem larvas. De qualquer forma esta situação pode acontecer quando os enxames mudam a rainha no final da primavera (época da enxameação)por a rainha apresentar algum defeito. Os enxames podem também ter exameado e nesse caso deve observar alguns alvéolos de abelha mestra. Espere mais uma semana para fazer uma avaliação. Pode também que a mestra tenha parado a postura devido à cresta...???
      Só o tempo dirá se os enxames perderam as mestras.
      Obrigado.
      JSantos

      Eliminar
    2. muito obrigado pelo esclarecimento Sr JSantos

      cumprimentos .

      ppascoal

      Eliminar