domingo, 10 de abril de 2011

Abril é a chave do ano apícola

   Nas regiões a sul do país Abril é a chave do ano apícola. Um mês de Abril com temperaturas amenas, pouco vento e alguma chuva, é o garante de um bom ano apícola: muito mel, muitos enxames, rainhas bem fecundadas, etc... Ao invés, um Abril como este de 2011, em que ainda não choveu uma gota de água, com dias ventosos e temperaturas demasiado elevadas para a época, pode deitar por terra tudo de bom que os meses anteriores nos deixaram. É por certo o que vai acontecer se a chuva não aparecer em breve.
   Por agora, graças à chuva abundante dos meses anteriores, as plantas estão florir bem. O rosmaninho e as estevas estão no seu auge e com nectar e polén em abundância. São as flores símbolo da apicultura aqui na região sul.
Romaninho em flor

Rosmaninho em flor










Flor de esteva

Esteva em flor











   Aqui na região de Setúbal para além do rosmaninho e da esteva, também as laranjeiras dão uma grande ajuda ao desenvolvimento das colmeias. A laranjeira dá uma flor que dura todo o mês de Abril, dá muito nectar e produz um mel claro de sabor caracteristico e que não chega a cristalizar no Inverno.

   Ao nível da minha apicultura, até agora as coisas estão a correr nomalmente. À data já fiz 11 desdobramentos, já apanhei 6 enxames; um dos quais, assisti ontem, por volta das 11:00, à sua chegada e entrada num núcleo de 7 quadros (o núcleo ficou repleto de abelhas). É sempre um espétaculo assistir à nuvem de abelhas a chegar e depois à sua entrada na colmeia.

   A apiculura não é tudo e a família também precisa de assistência. Numa tentativa de agradar a gregos e troianos (quem é apicultor com família sabe do que estou a falar), em pleno Abril, tirei o dia de hoje para dar uma volta pela região. Fui dar ao cabo Espichel, onde tirei estas fotografias. O azul deste mar tira-nos as palavras.

Cabo Espichel

Cabo Espichel - zona de rebentação
   Sem mais por hoje.
   Obrigado por consultar o meu blog.
  

2 comentários: