quarta-feira, 4 de abril de 2012

O primeiro grande enxame de 2012

   Na passada 3ª-feira, dia 03 de abril, telefonou-me um colega de trabalho para me dizer que tinha um enxame de abelhas num poste de madeira, na entrada da sua casa. Soube deste meu passatempo e pediu-me que fosse recolher o enxame.
   Como o telefonema ocorreu a meio da tarde e com algumas horas de trabalho ainda pela frente, pensei que chegaria tarde.
   Cheguei a casa do colega por volta das 19:00 para fazer a recolha do enxame. Quando cheguei deparei com este enxame:
Enxame recolhido numa
coluna de madeira.



Enxame recolhido numa
coluna de madeira (lado
inverso)















Um enxame enorme e fácil de recolher.
Equipei-me, preparei a colmeia com 6 quadros com cera puxada e começei o trabalho.
Enxame a passar da coluna de madeira para a colmeia.
Enxame a passar da coluna de madeira para a colmeia
(entrada da colmeia)
Pormenor de algumas abelhas a chamar outras. Expoêm a
glândula de Nasonov e batem as asas por forma a espalhar
o cheiro. 
No fim as abelhas foram quase todas recolhidas, a colmeia foi tapada com a contratampa e preparada para o transporte.
Colmeia com a contratampa fixa por elásticos. Quase pronta
para o transporte. Só falta tapar a entrada com esponja.
E pronto, foi assim: o enxame ganhou casa nova, o meu colega livrou-se destas vizinhas bastante incómodas e eu fiquei com um enxame que, se correr tudo bem, dará uns bons 20Kg de mel.

O meu obrigado ao colega que me chamou para apanhar o enxame e a si por consultar o meu blogue.

1 comentário:

  1. Bom dia Sr JSantos comecei a ler o eu blog de deixe-me desde já dar-lhe os parabéns pois esta fantástico.
    tenho andado há procura de alguém aqui de Setúbal k me ajude neste mundo da apicultura de puder entra em contacto comigo ficava-lhe muito agradecido chamo-me Raimundo e eu e um amigo andamos a querer aprender com alguém que já ande neste mundo da apicultura pra podermos tb iniciar esta fantástica actividade.
    O meu mail raimundo.queiroz@gmail.com

    muito obrigado e continue o excelente trabalho caro amigo.

    ResponderEliminar