Tal como tinha afirmado no post intitulado "Criação de rainhas (parte 1)", se tudo corresse bem, cerca de 10 larvas transferidas seriam aceites e transformadas em rainhas; pois bem, não foram 10 mas sim 11.
Quadro porta cúpulas com as abelhas a trabalhar nos alvéolos reais. |
Quadro porta cúpulas com 11 alvéolos reais visíveis. 5 na trave de cima e 6 na trave de baixo. |
Por esta altura, destes alvéolos já nasceram as rainhas em núcleos que tinha preparado. Numa rápida verificação que fiz ontem a alguns núcleos, verifiquei que ainda não há postura das novas rainhas. Vou esperar mais uns dias, aguardar que venham dias de sol mais quentes e fazer uma nova verificação.
Entretanto o passatempo continua com a apanha de mais alguns enxames. Desta feita um pequeno enxame no apiário de Vendas Novas. Estava num silvado num local bastante acessível. Foi fácil apanhá-lo para um pequeno núcleo.
Pequeno enxame de abelhas recolhidas nos ramos de um silvado |
O mesmo enxame. |
Enxame já sacudido do ramo para o núcleo. |
Neste caso e uma vez que o tempo vai incerto e o enxame é pequeno, coloquei-lhe um quadro com mel no lado esquerdo. Quando as abelhas já estavam praticamente todas recolhidas, completei o núcleo com os quadros que faltavam; ao todo 7 quadros com lâmina de cera.
Por hoje é tudo.
Obrigado por consultar o meu blogue.
Olá Bom dia
ResponderEliminarEstou a iniciar minha aventura nas apiculturas, gostaria se possível de lhe fazer uma visita e conversar um pouco sobre esta interessante actividade, sou de Lisboa, mas vivi muitos anos na Margem Sul, e temos no norte uns terrenos de familia longe de qualquer ponto urbano muito interessantes para colocar algumas colmeias, estou disposto a dar algum tempo para ajudar em troca de informação.
Desde já os meus cumprimentos
Telmo Cabral
tjcabral01@gmail.com