domingo, 1 de abril de 2012

Criação de rainhas (parte 1)

   Finalmente a chuva regressou. Com ela os campos ganham outras cores; o lilás da soagem, o amarelo das leitugas, etc... As abelhas têm muito mais onde recolher polén e nectar e é vê-las a crescer de dia para dia.
   Relativamente ao tratamento que fiz com timol na semana passada, posso desde já afirmar que a eficácia não foi muito elevada. Na inspeção que fiz hoje, verifiquei varroas mortas nos estrados mas também varroas no dorso das abelhas. Voltei a repetir o tratamento da mesma forma.
   Para mim, em termos de apicultura, o fim de semana foi dominado pela criação de rainhas. No sábado verifiquei que o núcleo que fiz o fim de semana passado, estava orfão. Esse sinal foi dado pela presença de alvéolos reais.
Núcleo orfão para criação de rainhas.
A presença de alvéolos reais indica que o núcleo está orfão.
Com o núcleo orfão, o passo seguinte na criação de rainhas, é colocar o quadro porta cúpulas no centro da criação.
Quadro porta cúpulas.
Nesta fase, o quadro porta cúpulas, é colocado no núcleo durante cerca de 24h para que as abelhas lhe confiram o seu cheiro e desta forma reduzam a rejeição de larvas. Nesta fase, as taças no quadro porta cúpulas  não têm larvas.
   Passadas 24h as cúpulas estão já impregnadas com o cheiro da colmeia e propolizadas. Estão prontas para receber as larvas.
Pormenor de duas cúpulas propolizadas pelas abelhas.
Prontas para recebr larvas. 
Antes de colocar o quadro porta cúpulas com as larvas no núcleo, retirei o quadro que continha os alvéolos reais, para uma colmeia previamente orfanizada cuja rainha era de fraca qualidade e destrui todos os alvéolos reais que estavam noutro quadro do núcleo. Desta forma o núcleo ficou sem qualquer alvéolo real. Não retirei abelhas do núcleo.
Da colmeia selecionada para fornecer as larvas, retirei um quadro com larvas bastante jovens e com a ajuda de um piking chinês fiz a transferência de larvas muito jovens para as cúpulas.
Piking chinês para retirar larvas do quadro e colocar nas cúpulas.
Feita a tranferência das larvas para as taças do quadro porta cúpulas, coloquei o quadro no centro do núcleo. Vamos ver quantas larvas são aceites.  Se tudo correr normalmente, cerca de 10 larvas serão aceites.
Por hoje é tudo.
Obrigado por consultar o meu blogue. 


1 comentário:

  1. bom dia sr jsantos! desde ja parabens pelo seu blogue, começei a seguir hoje e acho muito interessante. Estou a seguir vários blogues e todos abordam de uma maneira ou de outra a criação de rainhas com metodos diferentes. Por ex. este metodo do porta cúpulas acho muito interessante mas ainda não percebi a forma de conseguir-mos colocar a criação de maneira a ficar dentro da cúpula sem cair e o que se mete dentro da mesma para que desta nasça uma rainha. Séra que o sr jsantos me podia fazer este grande favor? Saudações Apicolas de jose coelho josecoelho76@hotmail.com

    ResponderEliminar