domingo, 24 de março de 2013

Neste inverno chuvoso é preciso alimentar as abelhas

   Tenho este passatempo da apicultura à quase 30 anos e não me lembro de alguma vez ter tido necessidade de alimentar as abelhas durante o inverno para evitar que morram de fome. Na cresta nunca retiro mel do ninho; o mel que lá tiverem é todo para as abelhas se governarem durante o inverno. Com este procedimento sempre pensei estar a salvo de ter de alimentar as abelhas durante o inverno. Pois este ano a conjuntura pregou-me uma partida e tive mesmo de alimentar as abelhas do apiário de Vendas Novas para evitar que morram alguns enxames com fome. O apiário situa-se num local que é traiçoeiro para as abelhas nesta altura do ano: existem por ali muitos salgueiros que floresceram no início de fevereiro, as abelhas com essa abundância, arrancaram e encheram os ninhos de criação, mas depois não houve continuidade na floração e como tem chovido bastante e feito frio, as abelhas têm estado a comer as reservas que tinham na colmeia. O resultado são enxames a enfraquecer e muitas abelhas a morrer de fome.
   Como fui apanhado de surpresa, não tinha nada preparado para alimentar as abelhas; tive de improvisar. Vamos ver qual o resultado.
   Alimentei as abelhas com um mel escuro que tinha tirado à alguns anos e que se ia gastando em bolos ... Falei com algum apicultores que me aconselharam a alimentar as abelhas ao entardecer para evitar a pilhagem. Com o cair da noite as abelhas recolhem, a pilhagem termina e dá tempo para que as abelhas recolham o mel que coloquei nas colmeias.
   Utilizei como alimentador um saco de plástico e coloquei por cima dos quadros como mostro na imagem.

Saco de plástico com mel a servir de alimentador
Com este método tenho receio de pilhagens, de que muitas abelhas morram afogadas no mel, etc...
Coloquei também junto às colmeias alguns favos de mel cristalizado.
Mel em favo cristalizado
As abelhas lá continuaram na sua vida  e espero que passem esta noite com a barriga mais cheia.

Entrada de abelhas numa colmeia alimentada já ao cair da noite
Os campos em redor do apiário até estão bem compostos de flores, só que é tremocilha ... penso que as abelhas não retiram nada desta planta.


Campo de tremocilha em flor.
E assim está a ser 2013: frio, chuvoso, as  abelhas sem reservas e com pouca flor de onde possam extrair alimento.
 
   Quanto a enxames está tudo parado. Ainda não fiz nenhum desdobramento nem apanhei qualquer enxame. Tenho falado com outros apicultores que me dizem que está tudo parado relativamente à enxameação.
 
Por hoje é tudo.
Obrigado.



29 comentários:

  1. Como lhe disse há que estar preparado para todas eventualidades:ter pranchetas com um orifício central,alimentadores ou então lançar de um estratagema como esse dos sacos de plástico.Estamos "mal habituados" a invernos de temperaturas amenas,mas este ano tem sido e continua bastante rigoroso.Espero ter ajudado.
    Cumprimentos Luís.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu tens algum artigo para me indicar com este mesmo tema?? Se alguém tiver e puder entrar em contato vitoriasta@hotmail.com obrigada!

      Eliminar
  2. Olá a todos:
    Chamo-me João Pereira e sou do concelho de Caminha, onde tenho um pequeno apiário com mais ou menos 60 colmeias. De facto este ano tem sido chuvoso e tem prejudicado bastante a actividade das abelhas e o "normal" funcionamento a que estavamos habituados. Mas a razão do meu post tem a ver com o seguinte: Este ano já me morreram perto de 15 colmeias. Fiz tudo como costumo fazer todos os anos, excepto o tratamento que fiz contra a varroa no ano passado que mudei para Bayvarol. As colmeias reparei que em geral tem abelhas mas as rainhas não estão a pôr ovos. Começam a ficar fracas e morrem. Será que foi do tratamento, ou terá sido do rigoroso inverno (embora tenha posto alimentadores em todas)? Estou preocupado, pois vi num outro forum, do monte do mel, que no ano passado aconteceu a alguem algo semelhante. Estou a partilhar isto para saber se alguem tem tido estes problemas este ano. Obrigado pela ajuda e cumprimentos.

    ResponderEliminar
  3. Boa noite a todos
    Sou também de Setúbal e comecei agora com a atividade apícola. Tenho apenas duas colmeias e consegui apanhar um pequeno enxame numa pimenteira em São Gabriel, Setúbal. Também tenho um blog sobre as minhas aventuras apícolas e agradecia todas as informações que me conseguissem facultar pois admito a minha inexperiência e gostaria de aprender com a experiência dos mais velhos na atividade.
    Neste momento devo estar prestes a ficar com uma colmeia zanganeira...
    Obrigada e lamento não conseguir ainda acrescentar algo produtivo ou esclarecedor à discussão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Mariana
      Pois relativamente a essa colmeia que diz estar a ficar zanganeira, é sinal que a mesma não tem rainha, ou melhor verifique se nos quadros existem ovos do dia, caso não haja, pode acontecer a rainha ter morrido ou se ela é nova, ter saído para a fecundação e ter sido comida por alguma ave.
      Este ano apanhei muitas garfas e quando fui ver se as rainhas já estava a pôr, o núcleo estava orfão.
      Cumprimentos apicolas.

      Eliminar
    2. Amigos apicultores quanto a chegada do inverno costumo botar alimento em pasta para encentivar a postura da rainha e alimentacao das abelhas campeiras e tambem costumo a botar poncho para manter a temperatua interna. Quanto a caixas zanganeiras e verificar se nao tem postura se nao tiver e botar quadros de cria de outra caixa tirar os quadro esacudirma caixa a 2 metros de onde se encontra.espero que tenho ajudado.tenho 300 caixas no rio grande do sul. 24 .6. 2014

      Eliminar
  4. Boa tarde.
    Sou novo no blog e futuro apicultor amador! Descobri este mundo à pouco mais de um mês quando um enxame me entrou num pipo de 4 almudes e desde aí o fascínio por este fantástico mundo das abelhas tem vindo a crescer. De momentos encontro-me numa fase de estudo e de aquisição do material adequado para a exploração deste fantástico mundo.
    Umas dúvidas sobre o enxame que me entrou no pipo:
    -Quando é que poderei abrir o pipo para retirar o mel e qual a probabilidade de haver uma enxameação ainda este ano?
    -Como posso depois retirar as abelhas do pipo para uma colmeia de uma forma que não perca o enxame!?

    Desde já os meus parabéns ao criador do blog que pelo que eu já li ajuda bastante a compreender de forma clara e suscinta algumas dúvidas para quem se inicia neste mundo.

    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o enxame é novo este ano já não irá produzir mel para ser retirado. Quanto muito para o ano se correr bem.
      Quanto a enxamear, sim pode acontecer, depende se o enxame é forte ou não, e se ainda fizer casulos de raínha para fazer uma nova raínha...mas é pouco provável..

      Quanto a retira-las do pipo, às vezes não é fácil, mas o mais fácil será talvez tentar (se o pipo for pequeno) virar o pipo, sacudir as abelhas para uma colmeia. Se não conseguir tente desmontar parte do pipo. Só vendo em fotografia a situação. Mas se o enxame já tiver criação o melhor é lá deixa-lo e para o ano consegue retirar outro enxame.

      Eliminar
    2. Bom dia, também sou novo nesta area... Este ano consegui apanhar 5 enxames. Por norma, nos dois dias a seguir, transferimos o enxame para um ninho e levamos para um pequeno apiario longe (cerca de 5Km) do local onde as apanhamos. Num dos casos quando verificamos que tinha abelhas já estavam a trabalhar e optamos por deixar ficar. Como faço para no proximo ano retirar enxame para um ninho? Obrigado

      Eliminar
  5. Boa tarde , adorei ler as suas explicações , pode-mde explicar de uma forma muito simples como se criam rainhas e se fazem desdobramentos?

    ResponderEliminar
  6. Maia, as rainhas criam-se a partir em colmeias órfãs. Colocam-se as cupúlas com larvas de idade inferior a um dia e é deixar que as abelhas criem uma rainha a partir dessa larva.
    Quanto ao desdobramento, também é simples: retira-se de uma colmeia forte, 4, 5 ou 6 quadros com as abelhas. Colocam-se os quadros num núcleo, fecha-se a entrada com uma esponja, coloca-se a contra tampa e transporta-se para um local a uma distância superior a 3Km. Se tivermos alvéolos de rainha, ao fim de 2 ou 3 dias coloca-se no núcleo um alvéolo ou então deixamos que o núcleo faça a sua própria rainha. Neste caso o núcleo deverá ter 6 ou 7 quadros.
    Nos desdobramentos tento deixar sempre a rainha velha na colmeia original.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os desdobramentos devem ser feitos em alguma altura específica do ano?

      Já agora tinha visto este video, http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=FXb7KeuV9jA
      Pela vossa experiência o desdobramento feito assim é viável?

      Obrigado

      Eliminar
  7. Bom dia sr. Jose Santos
    Tenho uma dúvida que gostaria que me ajudasse a clarificar:
    1.No acto da cresta ao tirar os quadros com mel devo repor com quadros com cera alveolada?
    2.Estes quadros vão ficar na colmeia durante o Inverno até á nova época apicola?
    Muito obrigado pela ajuda. Matos

    ResponderEliminar
  8. Sr. Matos,
    eis as minhas respostas às suas questões:
    1- depende do que o Sr. pretende fazer e da zona onde tem as colmeias. Se pretende fazer uma segunda cresta no final do verão e se na suas zona existe floração, deve colocar novamente os quadros. Se não for essa a sua intensão deve deixar as colmeias só com o ninho. Para mim, o grande problema de voltar a colocar os quadros para mais uma cresta, tem a ver com a varroa. Para que não lhe morram os enxames, deve, entre a primeira cresta e o colocar das alças novamente, fazer um tratamento contra varroa. Sem as curar desde fevereiro / março até setembro, poucas são aquelas que se vão aguentar.
    2- Depende da zono onde tiver as colmeias. No norte, onde abunda o eucalipto, deixam e até colocam alças no inverno. Aqui no centro / sul, normalmente reduzem-se as colmeias ao máximo, por forma a prepará-las para o inverno. Eu pessoalmente, retiro as alças e só as volto a colocar na primavera.
    Volte sempre.Só mais um promenor, o J é de Joaquim.
    JSantos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite sr. santos,
      Sou novo nesta matéria, e até á data tenho comprado sempre para as abelhas o alimento sólido de inverno, mas é bastante caro. Sei que á apicultores que o fazem caseiro, mas eu não sei a receita, por acaso alguém que saiba e que me queira dizer?
      muito obrigado,
      j.Morais.

      Eliminar
  9. Boa noite sr. santos,
    Sou novo nesta matéria, e até á data tenho comprado sempre para as abelhas o alimento sólido de inverno, mas é bastante caro. Sei que á apicultores que o fazem caseiro, mas eu não sei a receita, por acaso alguém que saiba e que me queira dizer?
    muito obrigado,
    j.Morais.

    ResponderEliminar
  10. Boa noite sr. santos,
    Sou novo nesta matéria, e até á data tenho comprado sempre para as abelhas o alimento sólido de inverno, mas é bastante caro. Sei que á apicultores que o fazem caseiro, mas eu não sei a receita, por acaso alguém que saiba e que me queira dizer?
    muito obrigado,
    j.Morais.

    ResponderEliminar
  11. Boa noite sr. santos,
    Sou novo nesta matéria, e até á data tenho comprado sempre para as abelhas o alimento sólido de inverno, mas é bastante caro. Sei que á apicultores que o fazem caseiro, mas eu não sei a receita, por acaso alguém que saiba e que me queira dizer?
    muito obrigado,
    j.Morais.

    ResponderEliminar
  12. Boa noite

    Também sou novo nesta matéria o meu pai tinha 6 colmeias e como ele já não pode tenho tentado segui-las .
    Estão a morrer 1 foi com a traça
    -------------------- 2 não sei pois as abelhas desapareceram a pouco e pouco não vejo nada de anormal e tem mel
    -------------------- 3 vai pela mesma situação

    alguém me sabe dar uma dicas ??
    obrigado

    José Santos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Curou as suas abelhas contra a varroa? Se não as curou contra a varroa, com 90% de certeza que as suas abelhas estão a morrer e a ficar fracas por causa da varroa. Como enfraquecem a traça ataca e acaba por matar tudo; mas a razão é a varroa.

      Eliminar
    2. Não pois o meu pai e que tratava !
      Eu a olhar não vejo nada estão limpas !

      Onde posso comprar o remedio ??

      Mais uma vens obrigado

      Eliminar
    3. https://www.facebook.com/Colmeias-Azeit%C3%A3o-241817602687783/

      Eliminar
  13. Bom dia srº Joaquim Santos: Sou um iniciado nesta arte da apicultura. Neste momento estou com uma dúvida que o senhor concerteza me poderá ajudar.Após a cresta em Agosto tratei os meus dois enxames com o Bayvarol. Não sei se devo fazer mais algum tratamento até ao inicio da próxima florada que suponho ser Abril/Maio do próximo ano. Se sim qual o produto mais aconselhável?
    Muito Obrigado
    Matos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado por consultar o meu blog. Volte sempre.
      Relativamente às suas questões: penso que deveria ter curado as colmeias novamente. De qualquer forma se ainda não morreram ainda pode ir a tempo. Deverá fazer uma cura o mais brevemente possível. Quanto produto a utilizar deve aconselhar-se na sua zona; pois dependendo das temperaturas deverá utilizar o produto mais indicado. No início da primavera deverá voltar a curar e recomendo o timol por questões de temperatura, mais amenas e segurança alimentar.
      Obrigado.

      Eliminar
  14. Ola Sr Santos,

    Já varias vezes escrever sobre a pilhagem, pode esclarecer em que consiste. Obrigado pela sua atenção

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sr. Manso,
      a pilhagem é o roubo de mel por parte de abelhas que estão em colmeias fortes a outras cuja colmeia enfraqueceu. Normalmente as colmeias enfraquecem no inverno, por nelas existir uma mestra de má qualidade, por estarem a ser atacadas por varroas, por falta de alimento, etc... estas colmeias muito facilmente são pilhadas por outras ficando sem mel e acabando por morrer.

      Eliminar
  15. tem me morrido muitos enxames sei que não e por fome pois já os estou a alimentar a bastante tempo ,porque será ?será devido ao mau tempo? há mais apicultores na mesma situação do que eu?

    ResponderEliminar
  16. olá a todos!...Sou mais um principiante na apicultura, comprei , no meado de Maio, e no inicio de Junho,, três núcleos de abelhas, com 5 quadros, com rainhas novas as quais tem estado a trabalhar bem, mas agora a floração está a diminuir, o que devo fazer para a rainha continuar a trabalhar, na máxima força, para fortalecer o enxame antes que o inverno chegue? Agradecia que alguém me informa-se!......

    ResponderEliminar
  17. Boas actividades apiárias... Boas tardes, tenho tido problemas com o armazenamento dos quadros de cera, após a cresta. Pois são quase sempre atacados pela borboleta da traça. Qual a melhor forma de os armazenar?

    ResponderEliminar