Hoje comecei a preparação do ano apícola 2013; comprei 35Kg de cera moldada.
Fui a Grândola participar numa prova de atletismo, 11º grande prémio José Afonso, na extensão de 10Km e aproveitei para comprar cera moldada para este ano.
No ano passado em finais de maio, em visita a um apicultor de Santa Susana, deparei com uma cera que me pareceu de muito boa qualidade: bastante macia, bom aroma, cor natural e com alvéolos bem definidos. Esse companheiro disse-me então, que a cera era de um senhor que a moldava em Grândola e que ele só utilizava ceras dessas. Lembro-me perfeitamente de uma expressão que utilizou para descrever a bondade da cera enquanto fixava cera em quadros de meia alça "... as abelhas até choram por isto ...". Explicou-me como era o negócio: levamos os nossos blocos de cera e trazemos a cera moldada mediante o pagamento de uma quantia por cada quilo. Hoje aproveitei a deslocação a Grândola, levei a cera que tinha e trouxe 30Kg de cera reversível mais 5Kg para meias alças.
Aproveitei para tomar contato com o processo de moldagem (artesanal) com o qual se faz uma cera de muito boa qualidade.
Placas de cera prontas para moldagem |
Máquina de moldagem |
Tiras de cera moldada antes do corte nas várias medidas |
Salgueiro em flor |
Salgueiro em flor |
Salgueiro em flor |
Salgueiro em flor |
Com os dias a crescer, os salgueiros em flor e a chegada das primeiras andorinhas, não tarda nada temos aí a primavera e com ela a época da enxameação.
Obrigado por consultar o meu blogue e volte sempre.
gostava de saber preços e contactos obrigado f.fernandes
ResponderEliminarSr. Fernandes, isto não foi barato pois a qualidade paga-se. Paguei 2,60€ pela moldagem de cada quilo e 9,50€ por cada quilo de cera moldada. O contato dou-lho através de e-mail. Por favor envie-me o seu e-mail para jsl_santos@hotmail.com
EliminarObrigado.
Boa noite,
EliminarEstou surpreendido com esta cera!
Enviei-lhe um email solicitando a morada deste admiravel apicultor.
Gosto de ler o que escreve no seu blog.
Cumprimentos e bom ano apícola.
Martinho Ferreira
Boa Noite camarada Santos,
ResponderEliminarUm grande bem haja pela abordagem e manejo que descreve a "sua" Apicultura. Agradeço muito a partilha de informaçao e o respeito que demonstra pelas abelhas procurando o melhor para elas. Nesse contexto queria pedir-lhe o contacto (mais formalmente) desse moldador de cera, tanto para uso proprio assim como para disponibilizar no nosso site "Timberbee.com". Onde, como pode constatar, zelamos pelo bem estar das abelhas,
do apicultor e do Planeta. Agradeço a atençao dispensada e despeço-me com um abraço e votos de sucesso.
Carlos Costa
Boa tarde J. Santos gostaria de entrar em contacto para podermos falar sobre as abelhas o meu email é amf2006@gmail.com fico a aguardar o seu contacto. obrigado
ResponderEliminarSr. António Flores, em primeiro lugar o meu obrigado por consultar o meu blogue. Volte sempre.
EliminarPara falar de apicultura pode contatar-me em:
jsl_santos@hotmail.com
Obrigado.
Bom dia Srº Jose Santos.
ResponderEliminarSou u novato em termos de Apicultura, gosto de ler o seu blog porque demostra ter conhecimentos consolidados. Tenho uma curiosidade.
Quando faz o desdobramento de um enxame, coloca-o numa caixa de 7 quadros. Quando os passa para a colmeia definitivamente?
Caro leitor,
Eliminarpasso os núcleos de 7 quadros para as colmeias definitivas quando o enxame ocupa 5 ou mais dos 7 quadros e tem criação suficiente para continuar a cescer. Estas condições normalmente ocorrem no início da primavera. Para além de tudo o mais o núcleo também não deve apresentar doenças.
Obrigado por consultar o meu blogue e volte sempre.
JSantos
Caro Jose Santos preciso da sua ajuda . Pretendia electrificar o meu centrifugador, por acaso sabe dizer qual o numero de rotações ideal para extrair o mel dos favos, e se sabe onde poderei procurar essa informação.
ResponderEliminarUm abraço Matos
Sr. Matos, o centrifugador deve ter velocidade variável entre as 100 rpm e as 500rpm.
ResponderEliminar100 rpm para quando os quadros ainda estão cheios e 500 rpm para quando já não têm muito mel.