domingo, 10 de maio de 2020

Por agora já chega de chuva

    O tempo voa e já lá vão quase 2 anos desde a última mensagem no blog. Muito haveria para dizer, mas antes de tudo mais, quero agradecer a todos os apicultores, que durante o mês de março fizeram a dança da chuva. Resultou. Quando se pensava que iríamos ter mais um ano sem primavera, passando directamente  de uma espécie de inverno, para um longo período de verão, eis que as danças realizadas em março produziram efeito e abril veio a jeito: chuvoso e com temperaturas normais para a primavera. 
Começo agora a verificar que houve pessoal a exagerar nas danças e a chuva não pára. É preciso reverter o processo. Já chega de chuva. Agora precisamos de sol e temperaturas entre os 25 e os 30ºC e já agora com humidade durante a noite e dias sem vento.
     No que toca à apicultura propriamente dita, digno de registo é a recuperação total do efectivo. Quer desdobramentos, quer enxames apanhados, pequenos e grandes, vinga tudo. Os desdobramentos do início de março já estão com uma meia alça em cima e a puxar ceras.
Deixo-vos as imagens do apiário de Vendas Novas.
Uma parte do apiário de Vendas Novas



Outra parte do apiário de Vendas Novas
Muito trabalho para conseguir ter novamente o apiário com todo o efectivo.

Como se pode verificar os campos estão maravilhosos. É um jardim forrado a várias cores: amarelo dos dentes de leão, azul da soagem, rosa dos cardos pintassilgo. Até o rosmaninho ainda está com vigor e vem aí uma segunda vaga de flor.

Campo de soagem

Abelha a trabalhar na soagem
Nas colmeias tem sido um sobe e desce. Nas semanas mais secas e quentes aumentam. Logo a seguir diminuem e comem o que armazenaram devido à chuva e tempo frio.
Entre o sobe e desce tenho algumas que se vão aguentando e já vão na 3ª meia alça.
Colmeia a precisar de 3ª meia alça


Colmeia já com a 3ª meia alça

Gosto particularmente desta colmeia. As abelhas são de génese trabalhadora e vencedora. Depois é a alternância entre o verde e o branco das madeiras. Fica bem.

E pronto por hoje é tudo.
Espero não demorar tanto tempo sem escrever no blog.
Se gostou volte sempre.

Obrigado.



Sem comentários:

Enviar um comentário