domingo, 3 de julho de 2016

Cresta 2016 - Quantidade e qualidade

      Estou em plena cresta de final de primavera deste ano de 2016. 
É um ano extraordinário ao nível de quantidade e de qualidade. O mês de maio que me trouxe alguns problemas ao nível de fecundação de rainhas, devido à chuva intensa nas duas primeiras semanas do mês, foi excelente para encher os campos de rosmaninho, soagem, cardos pintassílgo e um sem número de outras flores silvestres. O resultado desta abundância vê-se agora nas colmeias. As alças estão cheias de mel e de abelhas. O mel é de cor clara e tem um sabor espetacular. É por isto que eu, em tom de brincadeira, lá vou dizendo que o mel das minhas abelhas do apiário de Vendas Novas é o melhor do mundo. A brincar a brincar dizem-se grandes verdades...
Ficam as imagens do que tem sido a cresta este ano.

1ª colmeia ser crestada em 2016
1ª colmeia cestada em 2016 - grande plano

1ª colmeia crestada em 2016 - depois de retirada a 1ª alça
havia abelhas por todo o lado.
A 2ª colmeia a ser crestada em 2016
A 3ª colmeia a ser crestada em 2016
Depois de retirados os quadros da 1ª alça havia abelhas por todo
o lado.

Uma colmeia especialmente cheia de mel


Mais uma colmeia colmeia cheia de mel

Ao 2º dia de cresta o cenário não muda. Todas as colmeias
estão cheias de mel.

Um quadro especialmente cheio de mel.

Mais uma alça com os quadros completamente cheios de mel.
E tem sido assim toda a cresta. Ainda não abri uma colmeia que não estivesse cheia de mel.
Como dá para perceber há mel em quantidade e com muita qualidade.

Noutras paragens, a apicultura, pelo menos em termos de posicionamento das colmeias, faz-se de uma forma diferente. Numa visita recente à Roménia, vi alguns apiários junto de acácias mas todas as colmeias estavam num reboque. Vi vários apiários, todos assim. Ficam as imagens de um apiário na Roménia a cerca  de 100 Km para norte de Bucareste.
Este apiário não distava mais de 50m da estrada. Havia muita abelha a atravessar a estrada fora da passadeira... uma zona de atropelamentos.

Pronto e é assim que está a decorrer a cresta de 2016.
Se tiver curiosidade em provar o melhor mel do mundo, diga qualquer coisa.

Pronto por hoje é tudo. Espero que goste e volte sempre.
Obrigado.
  

3 comentários:

  1. Boa noite,
    Foi um ano em grande, aqui no norte foi um pouco fraco.
    Queria colocar uma pequena questão, um amigo meu tinha colmeias velhas e já não as ulitizava e deumas,como agora é que eu as vou desinfetar, sou um pouco novo na arte.
    obrigado,
    Santos

    ResponderEliminar
  2. Olhe eu desinfectei colmeias. Normalmente raspo o estrado e retiro propolis que esteja agarrado ás laterais da colmeia. No entanto se pretender fazer uma desinfecção mais profunda recomendo que limpe o estrado, a contra tampa e o ninho com um pano embebido em vinagre.
    Obrigado e volte sempre. Boa sorte.

    ResponderEliminar
  3. Boa noite, tenho neste momento duas colmeias que tem sido assoladas pela vespa asiática, saberá de alguma solução para remediar este assunto?
    Hoje decidi colocar uma régua reguladora de entrada, posicionada com o maior numero de buracos, logo notei dificuldade nas abelhas em entrar e nenhuma dificuldade em sair. Será algo necessário às colmeias? Também reparei que as abelhas demoram mais a entrar, o que me pareceu facilitar a apanha das abelhas pela parte das vespas asiáticas. Obrigado, Francisco.

    ResponderEliminar