domingo, 1 de novembro de 2015

Maio pecador: seco, quente e ventoso.

     Em termos apícolas 2015 está mesmo a terminar, só me falta fazer uma última inspecção para avaliar como estão os enxames em termos de varroa e derreter a cera da cresta e dos quadros velhos. 
       Para a minha apicultura está a ser um ano extremos: por um lado foi excelente em termos de produção e apanha de enxames; não houve colmeia nem núcleo que com um mínimo cheiro a própolis que não tivesse apanhado um enxame. Como aspecto negativo, tenho a salientar a fraca produção de mel, que por ser tão fraca originou um outro extremo positivo: o preço do mel. Este ano vendeu-se mel a granel a preços que à dois, três anos atrás, eram impensáveis.

      A cresta de 2015, apesar de ter 50 colmeias para produção de mel, foi uma das menos trabalhosas de que me lembro. A maior parte das alças só tinha cera seca e em muitos quadros novos nem lhe tocaram. As razões resumem-se numa só frase: maio teve os 3 pecados para a apicultura, foi seco, quente e ventoso. Logo na primeira semana de maio foram atingidas temperaturas na casa dos 34ºC. Foi o suficiente para que as abelhas parassem com a recolha de néctar e não mais regressaram ao trabalho. Terminou ali a produção de mel.
Ficam as imagens do apiário de Vendas Novas.


Apiário de Vendas Novas antes da cresta.

Apiário de Vendas Novas - vista de pormenor.


A melhor alça de 2015

A melhor alça de 2015 - vista de pormenor.

Apiário de Vendas Novas depois da cresta de 2015.
Deixo agora algumas imagens que fui registando ao longo do ano.

Em primeiro lugar ficam várias imagens de abelhas nas flores de tília. São imagens colhidas em agosto na avenida Luísa Tody, no centro de Setúbal.
Abelhas nas flores de tília.
Muitas abelhas nas flores de tília.

Pormenor de uma abelha a recolher néctar numa flor de tília.

Em segundo lugar apresento algumas imagens da Zimbramel.
Zimbramel vista geral
Zimbramel - o que por ali se vende
Zimbramel - o que por ali se vende
Zimbramel- stand a publicitar alimento de inverno
Zimbramel - publicidade a uma exploração de figos de pita

Zimbramel - venda de figos de pita.

Zimbramel - figos de pita para prova
Por último mais duas imagens colhidas na Zimbramel, no stand da Apiset, que deixam qualquer apicultor "roído de inveja". Perante estas imagens ponho-me a pensar da seguinte forma:
- isto é só para a foto... Hum!!!?? isto dá trabalho. Não compensa, por isso deve mesmo ser verdade.
- isto são abelhas de outra raça qualquer que desconheço. Mas à 30 anos com abelhas, nunca apanhei um enxame com estas características. Tenho tido azar ou se calhar não é das abelhas.
- é do maneio. Mas eu já tenho tido colmeias com criação nos 10 quadros do ninho, na 1ª e na 2ª alça e ás vezes na 3ª e nunca tive de continuar a pôr alças; ou enxameiam, ou pára o fluxo de néctar ou o calor aperta e elas param.
- é do sítio do apiário. Para conseguir isto tem de haver néctar a entrar todo a primavera, de março  a junho.
Em resumo, acabo por concluir que não tenho tempo para andar todas as semanas a vigiar as colmeias para evitar que enxameiem e que desconheço um local onde haja tanta abundância de nectár. Por último para me convencer, em jeito de fábula, digo para mim mesmo - o mel desta colmeias é amargo, ninguém o quer.

O sonho de qualquer apicultor no planeta Terra.

O sonho de todos os apicultores no planeta Terra - outra miragem
E pronto por hoje é tudo. Espero que goste e que volte sempre.
Gostaria ainda de deixar um desafio sobre as duas últimas imagens, que não é mais do que saber, o que é que para vós é mais importante para obter colmeias com 8 alças.
Obrigado.

3 comentários:

  1. Boa noite,

    de facto já tinha num blog visto imagem semelhante.
    Tenho um pequeno apiário no Minho, 12 colmeias. Mais concretamente a sul do concelho de Barcelos. Este ano tive 8 enxames em produção, dos 8, quatro produziram 4 meias alças, isto até meados de abril, depois dessa data nem mais uma gota.
    Tem mesmo que existir muito néctar, a minha produção média foi de 21 kg por colmeia. Não sei se é muito, se é pouco, não tenho referências para comparar.

    Abraço,

    Jorge Casanova

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde SR. Joaquim Santos;
    Já tinha saudade de ler umas coisas novas aqui no seu blog. Bem! E que post?! Mais um excelente relato, realista, apaixonado e muito bem documentado com imagens. De facto as últimas imagens deixam água na boca. A minha pouca experiência diz-me que só se consegue tais desempenhos com muito trabalho, bom maneio e a colaboração de S. Pedro. É preciso iniciar a florada com os enxames no máximo, existir abundante néctar e o clima permitir a recolha durante 2 meses ininterruptos, o que torna as coisas muito complicadas. Aqui na minha zona é impossível. 5 / 6 já é uma miragem! Parabéns pela escrita e não deixe de nos presentear com mais publicações.

    ResponderEliminar
  3. Petição para proibir a venda e uso pesticidas neonicotinóides que matam as abelhas.
    Para: Bayer, ministérios da saude, da agricultura e do ambiente
    http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT80939

    ResponderEliminar