domingo, 21 de julho de 2013

Terminada a cresta segue-se o almoço da praxe

   A cresta de 2013 já lá vai. À semelhança do que fiz no ano passado, não voltei a colocar as alças por cima das colmeias para que fizessem mel do cardo vindima (embora se adivinhe um ano extraordinário deste tipo de cardo). O mel que se recolhe não compensa a perda de enxames devido à impossibilidade de os curar contra a varroa. Assim sendo, não há mais cresta em 2013.
   Como vem sendo hábito, para comemorar o final da cresta, ofereço aos participantes um almoço. Desta vez fomos até Santa Susana almoçar no restaurante Sarah. Cada um escolhe o que quer: feijoada, polvo à lagareiro, bacalhau à casa... Ficam as imagens.
Feijoada de porco preto
Polvo à lagareiro
    Desta vez a minha esposa preparou-me uma surpresa, feita e decorada por ela própria. Ofereceu-me um bolo alusivo ao momento e ao propósito do almoço. Ficam as imagens:






Adicionar legenda
Estava tudo muito bom.
E pronto foi a cresta de 2013.
Obrigado por consultar o meu blogue e volte sempre.
 
 

 

8 comentários:

  1. Boa tarde,

    Podia-me dar o seu contacto para troca de ideias. Tou a iniciar na apicultura e gostava de umas dicas.

    Tambem sou de Setubal.

    leonel.parrulas@gmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sr. Leonel,
      pode contatar-me através de e-mail para:
      jsl_santos@hotmail.com

      Eliminar
  2. olá,
    Preciso de ajuda, tenho cinco colmeias onde uma delas ficou orfã, sem rainha, perante isto não sei o que eide fazer, o enxame é bom e não o queria perder. que faço?
    o enxame já começa a ter zangões.
    Obrigado,
    Jorge Morais

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sr. Jorge Morais, recomendo-lhe que reúna esta colmeia órfã com uma outra colmeia, pelo método do jornal; desta forma não perde as abelhas. É o que faço, pois nesta altura do ano não conheço forma de salvar uma colmeia órfã.
      Obrigado por consultar o meu blogue e volte sempre.

      Eliminar
    2. Já fiz a reunião das duas colmeias pelo metodo do jornal, após quanto tempo é que posso passar as abelhas todas para uma colmeia (caixa)?
      O que quer dizer no seu blog com esta frase? "Escolher no apiário uma colmeia forte, que tenha a mesma secção que a colmeia que está orfã"
      Obrigado Sr. Santos.
      Jorge Morais

      Eliminar
    3. Sr. Jorge Morais, eis as minhas respostas às suas questões:
      - ao fim de uma semana já pode colocar todas as abelhas numa só colmeia;
      - quero dizer que quando se reúnem duas colmeias, por uma estar órfã, a colmeia que tem abelha mestra deve estar forte (com muitas abelhas). Ambas as colmeias devem ter a mesma secção, para que as abelhas não possam sair por outro locar senão a entrada da colmeia. Desta forma as abelhas que estão na colmeia de cima são obrigadas a roer o jornal para poderem sair. Ao fazerem isto, quando se encontrarem com as abelhas que estão em baixo (colmeia forte com mestra) já têm o mesmo cheiro e vão aceitar-se mutuamente. Por outro lado se reunir uma colmeia reversível com uma Langsthrou, como não têm a mesma secção, as abelhas vão sair por outras zonas que não a entrada da colmeia. Nesta situação a junção pode não ser eficaz.
      Espero ter respondido às suas questões.
      Volte sempre.

      Eliminar
  3. ola boa noite pode me dizer onde compra a madeira de pinho ou melhor sabe a morada e que eu não sou de setúbal era para ir la direto pois poco conheço por ai obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compro a madeira num estabelecimento de venda de material para a construção civil, que fica na estrada que vai para o sitio de Cajados quando se circula na Nacional 10.

      Eliminar