sábado, 2 de julho de 2011

Cresta de 2011 - 1º dia

   Hoje iniciei a cresta de 2011. O dia começou cedo; às 04:30 já estava a pé para ir buscar o meu pai e seguirmos para Vendas Novas. Chegámos ao apiário por volta das 06:30. Inicío sempre a cresta logo ao nascer do dia, pois nesta época, devido a calor intenso, só dá para trabalhar até meio da manhã.  
  Na esperança de encontrar motivação para toda a cresta decidi-me começar pelo apiário mais pequeno, mas com maior número de alças por colmeia.
Começei por aqui:

Depois carreguei o material para junto das colmeias e iniciei a cresta propriamente dita. O material que utilizo é extremamente rudimentar: fumigador, saca quadros, faca, escova, carro de mão e uma alça vazia para ir pondo os quadros da colmeia a crestar.
Material para cresta junto à 1ª
colmeia a crestar

Retirar a contra-tampa e dar um
pouco de fumo

Retirar os quadros com o saca quadros. Retirar as abelhas
com a escova e passar para a alça vazia.
E lá foi seguindo a cresta... depois da primeira colmeia a segunda e o procedimento repete-se.
2ª colmeia que crestei. Estava bem
composta de mel.
 














Quadro com 1 kg de mel
Após a cresta das duas primeiras colmeias verifiquei logo que esta cresta não vai ser tão boa como, por exemplo, a do ano passado. Ambas as colmeias apresentavam criação na alça junto ao ninho. Tive que lhes deixar a alça com a referida criação. Em duas colmeias, das quais esperava retirar 4 alças cheias de mel, acabei por retirar só duas e mais 3 ou 4 quadros das pontas, que não apresentavam criação.
   Neste apiário uma das colmeias com 3 alças, tinha-as completamente cheias e sem criação. Fica uma imagem do ninho cheio de abelhas mas já sem as alças por cima.
Colmeia que inha 3 alças depois da cresta. Cheia de abelhas.
 Após a cresta as colmeias ficaram assim: cheias de abelhas fora da colmeia.
Colmeia após cresta com muitas abelhas na entrada.
Depois deste apiário seguiu-se outro com mais colmeias.
2º apiário que crestei
O processo foi o mesmo mas aqui deu para inspeccionar uma colmeia outra, para avaliar o grau de infestação por parte da varroa. Há diferenças significativas, com algumas colmeias completamente limpas e outras já com abelhas com as asas atrofiadas.
Quadro com criação de uma colmeia livre de varroas a
olho nú.
Por volta das 10:30, já com um calor bastante intenso, o regresso a casa. O carro ficou carregado assim:
Carro carregado com 14 meias alças razoavelmente compostas
de mel.
Em casa a cresta continua. Agora é necessário retirar o mel dos quadros e armazená-lo.
Mais uma vez o material que utilizo é rudimetar: um extrator manual, facas, balde e recipientes para colocar  a cera dos opérculos e o mel.
Bidon em aço inox para
200Kg de mel

Extrator manual e balde
para mel

As alças que resultaram deste 1º dia de cresta.
Alças retiradas no 1º dia de cresta de 2011
O trabalho segue, agora é retirar os oérculos dos quadros (película de cera que sela o mel no interior dos favos)
Quadro pronto para ser
desopérculado
Quadro a ser desopérculado


Depois de retirados os opérculos aos quadros, o mel está pronto a ser retirado dos favos com o auxílio do extrator. O mel sai dos favos por centrifugação.
3 quadros no interior do extrator. Agora é só dar à manivela.
Depois de dar à manivela o mel começa a escorrer para o balde.
Mel a sair do extrator.
Este ano, mais uma vez o mel deste apiário é bastante claro, bem apaladado e doce.

Depois do balde cheio o mel é despejado para o bidão de inox.
E foi assim. Posso agora afirmar que é um ano mediano em termos de quantidade de mel.
Obrigado por consultar o meu blogue.






20 comentários:

  1. Bonitos quadros. Continuação de boa cresta.

    ResponderEliminar
  2. As minhas apícolas saudações!
    Fico sempre extremamente dividido na cresta. Por um lado, quando penso no calor que se apanha, no esforço dispendido (faço tudo sòzinho, sem qualquer ajuda), na brutal canseira , tenho tendência a adiar. Mas no fim , não custa tanto como isso, um pouco de cada vez, vai-se fazendo e ao fim de algum tempo, tudo está feito e dá uma satisfação enorme.
    Desde há cerca de 20 anos, faço a cresta sempre com dispositivos "escapa abelhas".
    É verdade que tenho que manipular as alças duas vezes, retirá-las, colocar a prancheta, voltar a empilhar as alças e dois dias depois removê-las, mas neste dia é só carregar, sem fumo, nem nada. Facílimo. Removidas as alças é colocar os dispositivos noutras colmeias e reiniciar o ciclo. Dá muito menos barafunda que a escova e o fumo, menos abelhas no ar, menos tentativas de pilhagem , menos tentativas de ferradelas e menos hipóteses de o mel ficar com cheiro a fumo. Ao fim destes anos todos acho que já não tenho coragem de voltar à escova e ao fumo.
    Também sou de opinião que este ano não é tão bom como o ano passado.
    Um abraço.
    Abelhasah.

    ResponderEliminar
  3. Belíssimo exemplo.
    É muito ratificante para quem gosta das abelhas poder seguir decurso dos trabalhos nas outras zonas do país!
    Obrigado :)
    Afonso

    ResponderEliminar
  4. Agora que já temos mel fresquinho, está na altura de fazer o Bolo do Apicultor, de acordo com a receita exclusivíssima do Monte do Mel, em:
    http://montedomel.blogspot.com/2010/12/apiamigos-homenagem-visita-100000.html

    ResponderEliminar
  5. Já me esquecia!
    Ver também no link o aditamento à receita, para não entornar por fora.
    Bom apetite.
    Abelhasah.

    ResponderEliminar
  6. Eu também tenho usado escapabelhas, mas este ano, não sei porquê, a coisa não correu assim tão bem e ainda encontrei algumas abelhas, bastantes zangãos, em algumas alças. Provavelmente o erro nessas foi dar o espaço de 1 reversível para acomodar as abelhas que deste modo não terão sentido como deviam o cheiro do enxame lá em baixo, não sei...
    Mesmo assim continuo adepto dos escapabelhas, poupa-se muito os braços no levantar e varrer.
    Também me parece que os enxames nao ficam tão perturbados e continuam o seu trabalho como se nada fosse, quase não dão conta da cresta!

    JSantos,
    Não vê necessidade em usar um filtro ou coador à saida do extractor?
    Eu nunca experimentei sem coador mas suponho que os bocadinhos de cera venham ao de cima durante a decantação, é isso?

    ResponderEliminar
  7. Esta nota vai em resposta a Abelha Preguiçosa e Abelhasah.
    Companheiros,
    nem sei o que é o "escapabelhas" de que falam, quanto mais utilizá-lo. A minha apicultura ainda não vai tão longe. No entanto, é também por isso que iniciei este blogue: para aprender. Obrigado pela dica, pois se o processo for mais simples, estou desde já tentado a adoptá-lo. Pois a cresta como a faço, é bastante penosa.

    Relativamente ao uso do passador, para reter todas as impurezas de cera, polen e própolis, deixei de utilizar porque, uma semana depois do mel estar no bidão, todas estas impurezas sobem para a superfície e eu retiro-as com uma colher. Fica o mel limpo.
    Obrigado por seguirem e comentarem o meu blog.
    Voltem sempre.

    ResponderEliminar
  8. Podem pontualmente encontrar-se abelhas e zangãos nas alças, quando se usa o escapa abelhas se:
    1) houver alguns ovos ou larvas ou mesmo criação operculada nos quadros das alças (mesmo que sejam poucos, ficam sempre abelhas para cuidar deles).
    2) por descuido a raínha ter ficado numa alça (aqui as abelhas nem sequer descem).
    3) as palhetas de metal não estarem bem afinadas no espaço que deixam (este pormenor é fundamental); eu uso o sistema Porter.
    4) uma das palhetas ou ambas estarem propolisadas.
    5) a passagem entre as palhetas estar entupida com zangãos, fragmentos de cera ou abelhas mortas que ficam aí entalados.
    6) haver algum defeito de vedação entre as alças (que às vezes acontece quando estão apodrecidas nos cantos ou estão empenadas). Aqui acresce o problema de se poder ter instalado pilhagem nas alças (frequentemente pelas próprias abelhas da colmeia). Verificar sempre a estanquicidade e se necessário vedar com espuma de nylon.
    7) às vezes parece estar tudo bem e mesmo assim ficam uma ou duas dúzias de abelhas. Numa ou noutra altura da vida qualquer pessoa se pode desorientar. Penso que o mesmo se poderá passar com as abelhas :>))).
    O mais problemático é quando os zangãos entopem a passagem. Morrem algumas abelhas no apinhamento que se forma a tentarem passar.
    Amigo JSantos, os escapa abelhas são dispositivos que permitem a passagem das abelhas num sentido mas não noutro, como uma válvula. Há mais do que um sistema. Eu uso o escapa abelhas Porter em metal. Apenas um por prancheta é pouco eficaz e é elevado o risco de problemas. Eu uso dois por prancheta e acho equilibrado.
    Quanto aos coadores de rede , usei durante muitos anos um coador à saida do extractor com duas redes de calibres diferentes.É mais moroso porque entopem em pouco tempo e têm que se limpar. Depois um profissional disse-me não o usar porque se perde menos tempo e os detritos sobem à superfície podendo ser depois apanhados com uma colher, sistema que passei a adoptar. É verdade o que ele me disse, mas não é bem assim, porque se o mel não estiver bem fluido, os detritos muito finos e de densidade aproximada à do mel sobem mal e podem aparecer em suspensão no frasco. É mais rápido e menos trabalhoso e para o mel comercializado normalmente penso que serve. Não o recomendo para mel de concurso.
    Um abraço.
    Abelhasah .

    ResponderEliminar
  9. Por acaso os escapes Porter nunca experimentei, este ano usei os de plástico de 8 saidas, e os triangulares.
    Já que o JSantos parece gostar do "faça você mesmo" pode um dia construir um escapabelhas e experimentar para tirar conclusões. Há vantagens e desvantagens e cada apicultor sabe o melhor para si.
    Há vários modelos à venda mas o triangular é fácil de construir e também funciona bem, basta uma prancheta velha, um bocado de rede, e 3 ripas de madeira para fazer o triangulo que irá ter 3 saídas de +/- 8mm, uma em cada vértice.
    O mel a crestar deverá ficar em cima e deve-se dar algum espaço abaixo do escapabelhas, caso o enxame em questão seja muito populoso.

    No ano passado experimentei alguns mas nem todos tiveram resultados aceitaveis: http://abelhapreguicosa.blogspot.com/2010/08/crestando-com-escapes-de-abelhas.html
    O triangular duplo (que dizem que funciona melhor): http://www.dave-cushman.net/bee/doubleq.html
    Mas agora fiquei tentado a experimentar o Porter!

    Um Abraço
    Ricardo

    ResponderEliminar
  10. As minhas saudações apícolas!
    Até hoje só usei o escapa abelhas Porter. Fazem-lhe frequentemente a crítica de ser pouco fiável. Não acho. As falhas devem-se principalmente às causas que apontei no comentário que fiz antes. Neste dispositivo, o ponto crítico é a afinação das palhetas no diâmetro certo e, sempre que se retira de uma colmeia para colocar noutra, VERIFICAR BEM se não há propolisação de uma delas ou de ambas.
    Um abraço.
    Abelhasah.

    ResponderEliminar
  11. Ainda voltando ao assunto...
    Quando digo que gosto do sistema Porter, é porque o uso há muitos anos com bons resultados.
    No entanto, admito que que é preciso ser cauteloso na afinação das palhetas, o que pode ser moroso e, esqueci-me de dizer atrás, é ainda preciso verificar se estão completamente livres em toda a sua extensão. Por vezes podem estar um pouco empenadas e fazer atrito na chapa em cima ou em baixo , o que lhe altera a eficácia. Os sistemas de labirinto ou de funil são menos trabalhosos, uma vez que não requerem estes cuidados. Nunca os usei. Se forem eficazes, poderão até ser mais práticos.
    Outra coisa que acho bom no Porter é a sua espessura , pelo que fica embutido no platex não necessitando de uma prancheta com mais altura. Quase todos os outros sistemas necessitam de altura por baixo da prancheta.
    Os Porter antigos eram soldados e não se podiam abrir, o que dificultava a sua limpeza. Os mais recentes são de encaixe deslisante o que facilita a sua limpeza e afinação.
    Eu nunca dou espaço adicional, sob a prancheta, para as abelhas. As colmeias ficam um bocado congestionadas e por vezes fazem um bocado de "barba", mas não estou para andar a acarretar com caixas adicionais para isso.
    As minhas amigas lá acabam por se acomodar!
    Um abraço.
    Abelhasah.

    ResponderEliminar
  12. O Porter terá a vantagem, digo eu, de as abelhas não conseguirem mesmo voltar às alças, coisa que pode acontecer com os outros, segundo me pareceu o ano passado...

    ResponderEliminar
  13. Olá!
    A explicação é boa. Grato por ser partilhada. Parece que o extractor levará 6 quadros em vez de 3.
    Eu não tenho utilizado fumo e tenho sofrido as consequências com inúmeras ferradelas.
    Por outro lado estar a escovar quadro a quadro, leva muito tempo e a coluna ressente-se, mesmo com cinta.
    Por isso é que a apicultura é mais interessante; quando há partilha de comportamentos. Saudações apícolas a todos.

    ResponderEliminar
  14. São vários os apicultores que ocasionalmente referem pilhagens, por certo será num contexto diferente do que imagino. Gostaria por isso que alguém me esclarecesse.
    Noto que no universo apícola, há muito bons autores de blogues. Parabéns pelo seu blogue.

    ResponderEliminar
  15. Quem pretender iniciar-se na apicultura, tem que proceder a alguns trâmites legais? Reparei que em algumas das fotos das colmeias, existe um número, para que serve o mesmo?

    ResponderEliminar
  16. Olá Rui. Antes de tudo mais obrigado por consultar e comentar o meu blogue.
    Relativamente a pilhagens - os apicultores quando se referem a pilhagens, querem dizer robos / saques de abelhas a colmeias fracas. Normalmente uma colmeia, que por uma ou outra razão fica debilidata, é alvo de pilhagem por parte de outras mais fortes. Na pilhagem as abelhas têm por objectivo roubar o mel existente na colmeia débil.
    Relativamente ao iniciar-se na apicultura - antes de perder tempo a legalizar o que quer que seja ao nível de apicultura, deve verificar se gosta mesmo de trabalhar com as abelhas. É que isto dá muita ferroada, grandes estafas, zangas com a esposa e não dá dinheiro. Se depois de ter contactado com a apicultura, decidir que é para continuar, aí sim deve em primeiro lugar inscrever-se numa associação de apicultores perto de si. Eles depois explicam-lhe tudo para que legalize a sua exploração.
    Relativamente ao número na colmeia - para mim não tem nada de especial. É apenas uma mera identificação da colmeia para registar o trabalho que efectuei na colmeia. Por exemplo: curas contra a varroa, mudanças de mestra, etc...
    Espero ter esclarecido.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  17. Boas.
    Tenho andado por hobby nesta brincadeira da apicultura já à cerca de 4 anos. ( comprei 5 colmeias ).
    Sou completamente autodidata, tenho lido umas coisas, mas efectivamente não é o suficiente pois o meu apiario anda sempre de mal a pior, o que por seu lado embora não me faça desistir aumenta o meu desanimo com a coisa.
    Posso o "chatear" com algumas duvidas para melhorar o meu apiario? Obridago.

    ResponderEliminar
  18. Olá Pedro.
    Faça as suas perguntas. Se eu souber, responderei com todo o gosto.
    Obrigado por consultar o meu blogue.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  19. ola como vai teria como postar ou me enviar fotos de um bidon internas pois tenho duvidas de como e por dentro desde ja agradeço ricardoeleito1@hotmail.com

    ResponderEliminar
  20. Sou um iniciado na arte da Apicultura e gostaria de ter a opinião dos meus amigos que já tratam as abelhas por tu.
    Pretendo comprar um centrifugador de mel manual inox para 3 quadros:
    O que devo comprar,radial ou tangencial?
    Onde posso encontrar mais barato? Dada a vossa experiência o que me recomendam.
    Não pretendo ter mais do que uma duzia de colmeias.
    Obrigado
    Matos

    ResponderEliminar