segunda-feira, 28 de março de 2011

Renovação de ceras

   A renovação periódica de ceras é fundamental para manter a vitalidade do enxame. As ceras velhas, normalmente duras e cheias de esporos de doenças nefastas para a colmeia, tal como o fungo que provoca a conhecida "larva cor giz", ao serem retiradas levam consigo esses esporos livrando a colmeia desses focos de doença.
   Normalmente por esta altura do ano, faço a renovação parcial das ceras de todas as colmeias. Retiro de cada colmeia entre dois a cinco quadros de cera velha e introduzo a mesma quantidade de quadros com cera nova. Retiro os quadros das pontas e abro espaço ao centro para a introdução dos quadros com ceras novas. Desta forma ao fim de 3 anos as ceras são todas renovadas. 


Colmeia de onde foram retirados 3
quadros com cera velha
 

Colmeia com 3 quadros novos ao
centro e com cera por puxar
  















Colmeia com 3 quadros novos ao
centro e com cera por puxar
(outro ângulo)


Se o enxame tiver vitalidade e o tempo vier a jeito, ao fim de uma semana estas ceras já estão puxadas e nas melhores colmeias já têm até ovos na maior parte das células.




   Normalmente aproveito o dia em que faço a renovação de ceras, para passar os enxames dos núcleos mais fortes para as colmeias definitivas. Tenho lido alguma coisa sobre este tema e por vezes parece-me que se complica muito este assunto. Para mim é um procedimento fácil que não requer grandes preparações:


Núcleo de 7 quadros
1- Retiro o núcleo da posição original e coloco-o um pouco à frente do local onde se encontrava;
2 - Coloco no lugar onde estava o núcleo a colmeia vazia;
3 - Passo os quadros um a um para a colmeia definitiva. Coloco os quadros na mesma ordem em que se encontravam no núcleo e intercá-lo com estes, alguns quadros com ceras novas por puxar.
4 - Sacudo as abelhas que ficaram nas paredes do núcleo. Tapo a colmeia e já está. Se estiverem bem fortes por vezes coloco-lhes logo uma alça em cima.





Colmeia vazia no local do núcleo.
Núcleo um pouco à frente do local
onde estava.
 
 


Quadros do núcleo já passados para
a colmeia definitiva. Quadros novos
intercalados.






Por hoje é tudo.
Obrigado por consultar o meu blog.

11 comentários:

  1. Olá JSantos,

    Quando coloca os quadros com cera nova mesmo ao centro não divide a criação com riscos de arrefecimento?
    Eu até já os tenho intercalado, mas só a temperaturas acima dos 25ºC, ou mais...
    Durante a maior parte da Primavera faço exactamente como disse: retiro os quadros velhos da extremidades mas coloco as laminas novas de ambos os lados da criação, sem a dividir...

    Um abraço e continuação de bom trabalho!!!
    Joaquim Pifano

    ResponderEliminar
  2. Olá Joaquim
    referente a quadro com novas ceras , os mesmos devem de ser colocados intercalados e não de seguida, será??
    Pois a rainha poderá assim só se movimentar para um dos lados da colmeia!!!!!!!

    Atentam
    Miguel Martins

    ResponderEliminar
  3. Temos de fazer uma avaliação da colmeia em que estamos a trabalhar. Se for uma colmeia mais fraca, em que as abelhas só ocupem 7 ou 8 quadros, também não os coloco de maneira a dividir a criação; mas se calhar também não lhe coloco ceras novas. Espero que fique mais forte e que as abelhas ocupem os 10 quadros. Enxames em que as abelhas ocupam os 10 quadros, ao longo dos anos não tenho tido qualquer problema. É como vos digo, normalmente ao fim de uma semana as ceras estão puxadas e nalgumas colmeias a maior parte das células já têm ovos. Relativamente a colocar os quadros novos ao lado da criação, se fizer esse procedimento muitas vezes não deve ter onde colocar os quadros, pois não raras vezes os 10 quadros ficam ocupados por criação.
    Obrigado por consultar o meu blog.

    ResponderEliminar
  4. Boas,

    Não que seja grande expert mas sempre ouvi dizer (e assim faço) que os quadros novos não deveriam ser colocados no centro da criação pois poderia originar a divisão da criação e assim as abelhas que ficassem do lado onde não estava a mestra, rapidamente criavam alveolos reais aumentando a hipotese de enxameação indesejavel! Mas se diz que ao longo dos anos tem tido esse procedimento e tem se dado bem com ele, melhor!
    Andamos sempre a aprender.
    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
  5. Se os enxames forem fracos até acredito que este procedimento possa ser maus para as abelhas. Mas nesse caso também não se deve fazer. Se as colmeias estiverem fortes, como estas nas imagens, não há esse perigo porque as abelhas como são muitas e não cabem nos quadros velhos da colmeia, vão logo agarrar-se ao quadros novos e começam a trabalhar. Nunca me apercebi que uma colmeia, após a renovação de ceras, começasse a formar alvéolos de abelha mestra. Bem pelo contrário, serve até refriar um pouco o instinto de enxameação.
    Volto a dizer que isto é válido para colmeias fortes.
    Obrigado por comentar o meu blog e comentar.

    ResponderEliminar
  6. Em alguns casos talvez ajude fazer alguns pequenos buracos no centro da folha de cera para facilitar a comunicação das abelhas e, consequentemente, da feromona entre os quadros.
    Para mim a renovação de ceras é uma questão ainda complicada...
    Principalmente quando uso ninhos reversíveis duplos, procedimento que tenho vindo a abandonar muito por causa desta questão da renovação de ceras.

    Ricardo

    ResponderEliminar
  7. Boa noite. Tenho duas colmeias mas como estiveram paradas algum tempo, a cera ficou em muito mau estado. Em que locais se pode arranjar os paineis de cera? Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode comprar placas de cera moldada nas casas que vendem material para a apicultura.
      Independentemente do local onde mora, por certo haverá por aí uma loja que vende material apicola. Também nos mercados semanais, as pessoas que vendem mel, normalmente também vendem algumas placas de cera. Se encomendar na semana seguinte já lhe trazem a cera.
      Obrigado por consultar o meu blogue.

      Eliminar
  8. Boa tarde JSantos,
    Desde já os meus parabéns pelo Blog e pela partilha de informações.
    Comprei á pouco tempo uns nucleos de 5 quadros com abelhas.
    Os nucleos estão neste momento a desenvolver-se.
    Irei dentro de 1 semana passá-los para a colmeia definitiva. (Colmeia de 10 quadros Langstroth)
    Estava a pensar colocar os 5 quadros que saem do nucleo exactamente no meio da colmeia e completar os restantes de um lado e do outro com quadros de cera laminada.
    Acha que não é muito correcto fazer-se assim???
    Vi que no seu exemplo entrecalou-os. MAs também tinha um nucleo de 7 quadros em vez de 5.
    O que me aconselha???
    Cumps...

    Bruno Moreira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sr. Bruno Ferreira,
      deve colocar os 5 quadros com abelhas no centro da colmeia e preencher a mesma com quadros nos lados.
      O que eu mostro no blogue é para ser feito com enxames já estabelecidos ou núcleos com 7 ou 8 quadros.
      Obrigado por consultar o meu blogue. Volte sempre.

      Eliminar
  9. Deve colocar os quadros com criação ao centro e os que têm nem pode separar da criação com uma folha de cera. Assim que essa folha de cera nova tiver ovos coloca no centro e volta a por uma nova no se lugar. Assim sucessivamente até que esses quadros de mel estejam nas extremidades.

    Emanuel

    ResponderEliminar