domingo, 13 de março de 2011

Preparar para a renovação de ceras

   Nos meus registos apícolas, tenho que em 1992 apanhei o primeiro enxame da época a 12 de Março. Até ao momento foi a data em que apanhei um enxame mais cedo no ano. Foi num terreno perto do moínho de Maré da Mourisca, aqui em Setúbal. Este ano já não vou apanhar nenhum mais cedo. Bem pelo contrário; com tanta chuva e temperaturas baixas as colmeias não têm aumentado nada e a enxameação por certo ainda vai demorar.
   Para hoje tinha planeado ir ao apiário de Vendas Novas renovar ceras e mudar / limpar estrados. Não foi possível; choveu praticamente toda a noite e prolongou-se pelo início da manhã. Impossível chegar com o carro perto do apiário. Tive de adiar...
   De qualquer forma tinha tudo preparado tudo para a renovação de ceras. Durante a semana limpei e coloquei ceras nos quadros. Pelo que tenho lido, existe alguma controvérsia neste tema. Pela minha experiência e objectivos apícolas, aquilo que aqui vou escrever, por certo não vai ao encontro daquilo que pensam muitos apicultores, em especial os que assumem a apicultura com maior profissionalismo.

Colocar ceras nos quadros


Tábua para assentar placas
cera e ferro de soldar eléctrico
- O que utilizo para colocar a ceras nos quadros não é mais do uma tábua um pouco mais pequena que as dimensões internas dos quadros e um ferro de soldar eléctrico;
- Como sou "eu" que construo os meus quadros, ao longo dos anos fui fazendo algumas adaptações dos mesmos à minha apicultura:
   1- eliminei a ranhura de 3mm na barra de cima do quadro e coloquei a 1cm desta o primeiro arame. Esta ranhura dava-me trabalho a fazer e em especial, dava-me trabalho a limpar. Por outro lado é um foco de traça da cera. Com o primeiro arame chegado à barra garanto que  a cera fica centrada, que não dobra quando faz calor, não tenho trabalho a limpar a ranhura e eliminei o foco de traça.



Quadro lusitano com o primeiro arame
a 1cm da barra de cima do quadro
 
2- Utilizo só 3 arames na horizontal em vez dos habituais 4. Faço isto porque deixei de colocar ceras de tamanho lusitano nos quadros e passei a utilizar ceras de tamanho reversível (mais pequenas que o quadro). Isto permite-me poupar cera e permite que as abelhas construam alvéolos para zangãos na parte inferior do quadro. Isto é muito importante para quem tem a apicultura como um hobby. Ao permitir que as abelhas construam alvéolos de zangão a "febre" da enxameação vai ser muito maior numa colmeia com zangãos e isto para mim é bom porque não tenho tempo para andar a trocar rainhas nas colmeias e estas vão-se renovando naturalmente. Ao invès, se as placas de cera forem completas as abelhas não constroi-em alvéolos
Derreter a cera com o ferro de soldar
para fixar a placa de cera moldada
de zangão e acabam por em muitos anos não enxamear. Isto faz com que as mestras vão ficando velhas e fracas, acabando muitas vezes por a colmeia ficar improdutiva e morrer com uma mestra sem vigor. É claro que este problema não se coloca a quem pratica a apicultura de um modo profissional, preparando mestras em avanço para substituir as que estão velhas e fracas. O apicultor de fim-de-semana não tem tempo para isso.





Quadro com cera onde é visível que
não tem a ranhura de 3mm na
trave superior


Quadro  lusitano com placa de cera
 reversível ficando espaço no inferior
para as abelhas puxarem o tipo de
alvéolo que pretenderem
   Para a renovação das ceras preparei também alguns rolos de cartão canelado para colocar no fumigador e fazer fumo.
Rolos de cartão canelado para colocar
no fumigador e fazer fumo
Para quem vive na cidade, o cartão canelado é um material extremamente fácil de encontrar e que produz o efeito desejado. Deve ser enrolado com força para que fique compacto e entre em combustão lenta, produzindo desta forma fumo e durando tempo suficiente para não termos de perder muito tempo a andar sempre a colocar rolos de cartão no fumigador. Depois de fazer os rolos fixo-os com um fio de lã para não desenrolarem.





Por hoje é tudo. Obrigado por consultar o meu blog.

10 comentários:

  1. e usar apenas um fio de cera derretida sobre o topo do quadro!?..
    Tou a tentar nas minhas, nooutras coloco só 1/4 de folha estampada e elas que façam as obras á sua moda!

    ResponderEliminar
  2. É outra opção; possivelmente a mais vantajosa. Nunca experimentei mas vale a pena tentar. Poupava em arame, trabalho e se calhar em mais alguma coisa.
    Obrigado pr consultar o meu blog.

    ResponderEliminar
  3. Utilizar apenas uma tira de cera ou introduzir mesmo o quadro vazio, se a colmeia estiver forte e a floração já for considerável, o que acontece é um quadro inteiro de zangãos, que elas fazem se calhar para compensar os que a cera moldada as impede de fazer.
    Este ano introduzi um algo cedo e tem maioritáriamente alvéolos de operárias, apenas alguns zangãos num canto...

    ResponderEliminar
  4. Meu amigo, ai esta um requesito obrigatório para quem quer entender as abelhas.Força improvise e vai ver que vai ter resultados positivos abraço.

    ResponderEliminar
  5. Sou um principiante na matéria tenho apenas duas colmeias e so comeceieste ano.
    admiro muito o seu trabalho, gostava de aprender algumas coisas.
    posso fazer uma pergunta?
    como solda a sera nos quadros? qual o método?
    é que não percebi muito bem o método que tem em cima exposto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa Noite. Para fixar a cera aos quadros, soldo-a aos arames. Coloco a cera entre os arames e depois com o ferro de soldar quente, passo-o por cima dos arames. Desta forma o arame aquece e derrete a cera. Esta ao derreter e depois solidificar, fica agarrada aos arames.
      Na verdade é muito simples. É como fazer uma soldadura.
      Obrigado e volte sempre.

      Eliminar
    2. Boa noite. Agradeço a sua disponibilidade em responder á minha questão. Vou comprar um ferro de soldar quente e fazer desta forma como me ensinou.
      O meu muito obrigado.

      Eliminar
  6. Boa tarde.

    Antes de mais parabéns pelo seu blog e a ideia de eliminar a ranhura de 3mm é muito boa.
    Tenho uma questão para lhe colocar.
    Na sua opinião é mais vantajoso usar todos quadros com cera de tamanho reversível, ou usar alternar entre tamanho lusitano e reversível?
    Por exemplo 8 quadros com cera de tamanho lusitano e 2 quadros de cera de tamanho reversível?

    Atenciosamente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sr. Bruno Bom,
      muito obrigado por consultar o meu blog. Volte sempre.
      Relativamente às questões que me coloca penso o seguinte: na minha apicultura acho vantajoso colocar todos os quadros lusitanos com cera reversível. As abelhas apressam-se a fazer alvéolos de zangão para que a colmeia fique mais "normal". Tal como digo neste post sinto vantagem em que as colmeias enxameiem; isto permite a renovação de mestras. Por outro lado representa uma redução de custo, pois 1Kg de cera tem 14 placas de reversível e 12 de lusitana. Se no seu caso o objectivo for evitar a enxameação, então deve utilizar ceras lusitanas completas.

      Eliminar
  7. Boa tarde, sou novo na arte e depois de ter procurar alguém para me ensinar depareime com situações de desprezo. A minha dúvida é ao colocar a cera em uma alça de 2 arames posso colocar a cera cruzada pelos arames? Sem a soldar? Ela fica com uma certa força o que a segura, mas não sei se é eficaz ou até mesmo se não cairá durante o processo das abelhas.
    Desde já obrigado pela criação deste blogue :)

    ResponderEliminar