domingo, 9 de janeiro de 2011

Chuva a mais chuva

    Nesta primeira semana de Janeiro de 2011 a chuva não deu tréguas. Com o tempo assim não se pode mexer nas abelhas; mas o tempo vai avançando e o trabalho fica por fazer.
    Hoje amanheceu com o céu completamente nublado mas depois lá aliviou um pouco e no final da manhã o Sol até espreitou. Aproveitei para verificar o efeito do tratamento contra a varroa que fiz num núcleo no passado dia 24/12/2010. Abri o núcleo e verifiquei que estava tudo normal: não vi varroas nas abelhas, não houve diminuição de efectivo e no fundo do núcleo algumas varroas mortas. Tudo normal; assim que o tempo permitir tenho que tratar todas as colmeias.













     Como o Sol a aparecer por entre as nuvens e a temperatura ambiente amena, não resisti e abri mais duas colmeias. Tive uma surpresa na primeira; uma colmeia com ninho e alça igual ao ninho, com todos os quadros da alça cheios de abelhas. Se tudo correr bem quando fizer desdobramentos esta colmeia, por certo vai permitir-me fazer três núcleos bons.

 










As previsões apontam para uma certa melhoria nas condições meteriológicas durante a próxima semana. Vamos ver se vai dar para tratar as colmeias contra a varroa durante o fim de semana.

Obrigado por consultar o meu blogue.

Sem comentários:

Enviar um comentário