Aqui na região de Setúbal existem plantas em floração durante todo o ano. No entanto é a floração do tojo, que se inicia em Dezembro, que trás o prenúncio de que a época de escassez está a terminar. Nos finais de Dezembro os dias começam a crescer e quando o Sol aparece não há tojeiro que não tenha uma abelha a recolher polen nas suas flores. Na entrada das colmeias por volta do meio-dia, a azáfama é grande e muitas abelhas regressam à colmeia carregadas de polen alaranjado; é do tojo. Em breve os enxames vão "arrancar". Este é um termo,que entre os apicultores significa que os enxames vão começar a crescer.
É nestes últimos dias de Dezembro que inicío o meu ano apicola. Aproveito o facto da criação no interior da colmeia ser bastante reduzida ou mesmo nula, para fazer o tratamento contra a varroa. Utilizo este procediemnto à vários anos com sucesso. Por haver poucos alvéolos operculados parece-me que as abelhas ficam mais expostas ao produto activo do tratamento, fazendo com que poucas sobrevivam tornando o tratamento bastante efectivo. Em resultado deste procedimento, salvo raras excepções, só tenho tratado as abelhas contra a varroa uma vez por ano.
Este é um núcleo de 7 quadros lusitanos. Hoje como o dia começou ameno e com Sol era vê-las a trabalhar com afinco.
Decidi testar o tratamento contra a varroa neste núcleo. Faço sempre um teste antes de tratar as cerca de 80 colmeias que tenho. Não há anos iguais, uns mais frios outros mais húmidos e o medicamento pode reagir de uma forma inesperada, matando muitas abelhas e reduzindo os enxames. Se algo inesperado acontecer é só numa colmeia. Por outro lado serve também para avaliar a eficácia do tratamento.
Abri o núcleo, inspeccionei dois quadros e lá estavam algumas varroas agarradas ao dorso de outras tantas abelhas. Se a cura for efectiva, daqui a uma semana, ao inspeccionar os mesmos quadros não devo conseguir ver nenhuma varroa.
Por hoje é tudo. A próxima mensagem será sobre a aplicação do tratamento contra a varroa.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Boas, JSantos!
ResponderEliminarCom 80 colmeias de certeza que não vai faltar assunto para escrever.
Ainda deve ser árduo trabalhar tantas colmeias!
Bom ano e continuação de bom trabalho!
Ricardo
e Noticias novas, moro em Moita gostaria de um dia acompanhalo, poderia ser?
ResponderEliminarMiguel Martins
martins.maf1@gnr.pt
Cuidado!! As abelhas por vezes são fontes de grandes discussões entre marido e mulher...
ResponderEliminarcomo adquirir sementes ou mudas desta planta?
ResponderEliminarcomo adquirir sementes ou mudas desta planta?
ResponderEliminar