sábado, 19 de fevereiro de 2011

Região de Vendas Novas fustigada pelo mau tempo

Sobreiros tombados ns Landeira
   Esta semana que agora está a terminar, foi de temporal por todo o país.   Durante a semana, foram correndo notícias de que a zona de Vendas Novas tinha sido fustigada pela passagem de um pequeno tornado e que este tinha deixado um rasto de destruição por onde  passou; em particular na  povoação da Landeira, na qual telhados foram levados pelo vento, muros foram derrubados e bastantes árvores arrancadas.
    Como já referi várias vezes neste meu blog, o meu maior apiário encontra-se justamente na região de Vendas Novas. Durante a semana à medida que fui ouvindo as notícias, fui ficando cada vez mais preocupado com o que poderia ter acontecido às minhas           
Sobreiro arrancado pela raiz
colmeias. Se algumas tivessem sido derrubadas dos estrados, com o que choveu, por certo estariam mortas. Como o trabalho não permitiu, a visita ficou para hoje.
    Hoje, mesmo a chover, lá fui eu visitar o apiário de Vendas Novas. Passei pela Landeira, onde o rasto do tornado ainda é bem visível. Por onde passou deixou um corredor bem definido de árvores partidas ou derrubadas. Apesar da destruição que presenciei, fiquei logo descansado relativamente às minhas colmeias, pois o fenómeno fôra violento mas bastante localizado.


   Quando cheguei ao apiário constatei que estava tudo normal. Duas ou três colmeias destapadas por uma ou outra rajada de vento mais forte, mas tudo dentro da normalidade para esta época do ano. Tapei as colmeias destapadas e fiz uma inspeção ao apiário. Nestes dias de chuva, em que as abelhas trabalham pouco, se houver alguma doença na colmeia é provável que haja vestigíos à entrada, como por exemplo: abelhas mortas e com as asas atrofiadas em sinal da presença de varroas,  lavas cor de giz (doença da criação muito frequente nesta época). Nada. Tudo limpo. Regressei para casa.
   No regresso ainda tirei algumas fotografias à baragem da Minhola, que está completamente cheia. Toda a água que recebe sai pelo "ladrão" na mesma quantidade.

"Ladrão" da barragem da Minhola
"Ladrão" da barragem da
Minhola













Esta água que sai da barragem vai para a ribeira da Marateca e desta para o Rio Sado.
Só por curiosidade, nesta barragem, abundam as carpa e os achigãs.  A pesca da carpa para mim é passa-tempo de Verão.
Obrigado por consultar o meu blog.
 

2 comentários:

  1. As minhas saudações apícolas!
    Por mim prefiro a pesca dos achigãs, que já há muitos anos não pratico mas que durante uma época da minha vida fiz com regularidade. Sou fã, usando apenas iscos artificiais (colheres e rapalas), fios finos (0.18 a 0.25) e canas flexíveis com peso de lançamento muito baixo (até 15g). É divertidíssimo.
    Um abraço. Abelhasah

    ResponderEliminar
  2. Olá,

    Se me quize-se dedicar à apicultura como hobbie que devia fazer?
    Começava por onde?
    Obrigado.
    agradeço resposta.
    imatos03@gmail.com
    Isabel

    ResponderEliminar